Internacionalização em rankings universitários globais e seu impacto na garantia de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8021116%20Palavras-chave:
rankings universitários, internacionalização, garantia, qualidade universitáriaResumo
Introdução: as universidades não podem gerir plenamente o seu desenvolvimento ignorando o mundo midiático dos rankings globais, liderados pelos principais centros de poder. Objetivo: avaliar a importância crescente da internacionalização universitária nos rankings das Instituições de Ensino Superior. Metodologia: foi realizado um estudo de revisão sistemática, com uma abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: em particular, concentra-se na internacionalização do ensino superior, que, devido à sua crescente relevância, já é um dos indicadores dos rankings globais, e mais recentemente, por meio de rankings específicos que avaliam o desenvolvimento da internacionalização universitária em si, e sua influência direta e indireta sobre a garantia da qualidade do ensino superior. Conclusão: este contexto faz com que o ensino superior cubano comece a ganhar mais visibilidade nos rankings internacionais e, no futuro, em um necessário e possível ranking nacional, o que contribui para a garantia da qualidade em benefício da sociedade.
Downloads
Referências
Abba, M. J. (2015). Las oficinas de relaciones internacionales en el proceso de internacionalización de la educación superior. Un análisis a través de variables de gestión. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 8(4), 20-37. https://www.redalyc.org/pdf/3193/319343257003.pdf
Aguilar-Castillo, Y., & Riveros-Angarita, A. S. (2017). La internacionalización de la educación superior: Concepto y evolución del modelo en la Universidad de Costa Rica. Revista Educación, 73-103. http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v41i1.17952
Alarcón, R., Almuiñas, J. L., & Iñigo, E. (2021). Calidad y rankings universitarios globales: una mirada desde América Latina. Universidad y Sociedad, 13(6), 421-434. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2218-36202021000600421&script=sci_arttext&tlng=pt
Albornoz, M., & Osorio, L. (2018). Rankings de universidades: calidad global y contextos locales. Revista iberoamericana de ciencia tecnología y sociedad, 13(37), 13-51. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-00132018000100003&script=sci_arttext
Baas, J., Schotten, M., Plume, A., Côté, G., & Karimi, R. (2020). Scopus as a curated, high-quality bibliometric data source for academic research in quantitative science studies. Quantitative science studies, 1(1), 377-386. https://doi.org/10.1162/qss_a_00019
Benítez Cárdenas, F., Alarcón Ortiz, R., & Iñigo Bajos, E. (2022). Una valoración crítica de la conformación e importancia de los rankings universitarios nacionales para proponer su empleo en Cuba. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 10(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2308-01322022000300024&script=sci_arttext
Borro, M. (2018). El proceso de internacionalización de la educación superior en Argentina (1995-2015): ¿determinantes exógenos o endógenos? Desafíos, 30(1), 215-243. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0124-40352018000100215&script=sci_arttext
Brankovic, J., Ringel, L., & Werron, T. (2018). How rankings produce competition: The case of global university rankings. Zeitschrift für Soziologie, 47(4), 270-288. https://doi.org/10.1515/zfsoz-2018-0118
Cebolla-Boado, H., Hu, Y., & Soysal, Y. N. (2018). Why study abroad? Sorting of Chinese students across British universities. British Journal of Sociology of Education, 39(3), 365-380. https://doi.org/10.1080/01425692.2017.1349649
Comas Rodríguez, O. J. (2019). La internacionalización de la educación superior. Revista de la educación superior, 48(192), 165-168. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602019000400165
Contreras, F. G., San Martín, W. S., & Viancos, P. (2019). Rankings de universidades como herramientas de evaluación institucional: Un análisis a las metodologías utilizadas por tres instrumentos internacionales. Revista Inclusiones: Revista de Humanidades y Ciencias Sociales, 6(4), 367-382. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7899307
Dávila, M. (2018). Rankings universitarios internacionales y conflictos por la regulación de la educación superior. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO). Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, 13(37), 67-84. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-00132018000100005&script=sci_abstract&tlng=pt
Díaz-Guecha, L. Y., Carrillo-Guecha, K. L., & Guecha-Oliveros, J. G. (2020). Internacionalización de la Educación Superior en el marco de la construcción del conocimiento. Revista Perspectivas, 5(2), 90-102. https://doi.org/10.22463/25909215.2834
Didou Aupetit, S. (2017). La internacionalización de la educación superior en América Latina: transitar de lo exógeno a lo endógeno. Unión de Universidades de América Latina y el Caribe. Repositorio MINEDU. https://repositorio.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/5861
Dip, J. A. (2019). La internacionalización de las universidades iberoamericanas desde la mirada del ranking U-MULTIRANK. TSN. Transatlantic Studies Network: Revista de Estudios Internacionales, 5(8), 183-193. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7708292
Espacio Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior (ENLACES) (2022). III Conferencia Mundial de Educación Superior de la UNESCO. Cartagena de Indias, Colombia.
Esposito, E., & Stark, D. (2019). What's Observed in a Rating? Rankings as Orientation in the Face of Uncertainty. Theory, Culture & Society, 36(4), 3-26. https://doi.org/10.1177/0263276419826276
Fowler, K. (2022). ¿Qué ven y qué no ven los rankings globales de universidades? Redacción Alma Mater. https://medium.com/revista-alma-mater/qu%C3%A9-ven-y-qu%C3%A9-no-ven-los-rankings-globales-de-universidades-c476118995cc
Ganga-Contreras, F., Sáez, W., Calderón, A. I., Calderón, Á., & Rodríguez-Ponce, E. (2019). Principales rankings académicos internacionales: el caso de Chile. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28, 407-434. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701964
Ganga-Contreras, F., Suárez-Amaya, W., Valderrama-Hidalgo, C., & Salazar-Botello, C. (2022). Rankings universitarios e influencia en el desempeño: comparando perspectivas en Chile y Venezuela. RETOS. Revista de Ciencias de la Administración y Economía, 12(24), 200-210. https://doi.org/10.17163/ret.n24.2022.01
Gómez López, P. (2020). ¿Qué sucederá con la internacionalización de la educación superior y la movilidad estudiantil después del COVID-19? Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 14(2). http://dx.doi.org/10.19083/ridu.2020.1248
Hazelkorn, E. (2018). Reshaping the world order of higher education: the role and impact of rankings on national and global systems. Policy Reviews in Higher Education, 2(1), 4-31. https://doi.org/10.1080/23322969.2018.1424562
Kauppi, N. (2018). The global ranking game: Narrowing academic excellence through numerical objectification. Studies in Higher Education, 43(10), 1750-1762. https://doi.org/10.1080/03075079.2018.1520416
King-Domínguez, A., Llinas-Audet, X., & Améstica-Rivas, L. (2018). Rankings universitarios como medida de calidad: análisis comparado en Latinoamérica. Revista venezolana de gerencia, 23, 218-237. https://biblat.unam.mx/hevila/Revistavenezolanadegerencia/2018/vol23/esp1/12.pdf
López, A. P., & Martínez, A. P. (2018). Rankings universitarios. Evitando perseguir fuegos fatuos. Estrategia y Gestión Universitaria, 6(2), 112-125. https://revistas.unica.cu/index.php/regu/article/view/1220
López, L. A. Á., & Marquez, C. Z. (2020). Gestión institucional de la Universidad Autónoma de Baja California frente a los indicadores de calidad de los rankings globales. EDUCATECONCIENCIA, 26(27), 79-100. https://doi.org/10.58299/edu.v26i27.262
Luque-Martínez, T., Faraoni, N., & Doña-Toledo, L. (2018). Meta-ranking de universidades. Posicionamiento de las universidades españolas. Revista Española de Documentación Científica, 41 (1): e198. https://doi.org/10.3989/redc.2018.1.1456
Luque-Martínez, T., Faraoni, N., & Doña-Toledo, L. (2020). Los rankings académicos y la distribución por género de las universidades. Revista Española de Documentación Científica, 43(2), e261-e261. https://doi.org/10.3989/redc.2020.2.1663
Macazana Fernández, D. M., Romero Diaz, A. D., Vargas Quispe, G., Sito Justiniano, L. M., & Salamanca Chura, E. C. (2021). Procedimiento para la gestión de la internacionalización de la educación superior. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(SPE2). https://doi.org/10.46377/dilemas.v8i.2585
Marques, C. Z., Hernández, P. M., Leyva, S. L., & López, L. A. Á. (2018). Adaptabilidad de las estrategias universitarias latinoamericanas a los estándares propuestos por los indicadores de los rankings internacionales. RIESED-Revista Internacional de Estudios sobre Sistemas Educativos, 2(8), 151-171. http://www.riesed.org/index.php/RIESED/article/view/108
Mensah, J. (2019). Sustainable development: Meaning, history, principles, pillars, and implications for human action: Literature review. Cogent Social Sciences, (5), 1-21. https://doi.org/10.1080/23311886.2019.1653531
Nash, M., & Churchill, B. (2020). Caring during COVID‐19: A gendered analysis of Australian university responses to managing remote working and caring responsibilities. Gender, Work & Organization, 27(5), 833-846. https://doi.org/10.1111/gwao.12484
Oregioni, M. S. (2016). Aportes conceptuales sobre internacionalización universitaria: Una mirada desde América Latina. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/114966
Puerta, J. G., & Moya, E. C. (2012). La internacionalización de la Educación Superior. El caso del Espacio Europeo de Educación Superior. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 10(1), 389-414.
Quintero, J.A. (2020). La internacionalización de la educación superior: ¿y la medición para cuándo? https://www.iesalc.unesco.org/2020/03/07/la-internacionalizacion-de-la-educacion-superior-y-la-medicion-para-cuando/
Ramírez Céspedes, Z. (2018). El estudio de la visibilidad académica a través de los rankings de universidades. Una revisión bibliográfica. Alcance, 7(18), 93-111. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2411-99702018000300093&script=sci_arttext
Reinoso, A. F., Portocarrero, J., & Herrera, E. (2021). Desafíos de digitalización para la internacionalización de la educación superior en los países de la Comunidad Andina. Documentos de trabajo (Fundación Carolina): Segunda época, (46), 1. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8024349.pdf
Rodríguez Bulnes, M. G., Vences Esparza, A., & Flores Alanís, I. M. (2016). La internacionalización de la educación superior. Caso UANL. Opción, 32(13), 560-582. http://eprints.uanl.mx/25106/
Roldan-Valadez, E., Salazar-Ruiz, S. Y., Ibarra-Contreras, R., & Rios, C. (2019). Current concepts on bibliometrics: a brief review about impact factor, Eigenfactor score, CiteScore, SCImago Journal Rank, Source-Normalised Impact per Paper, H-index, and alternative metrics. Irish Journal of Medical Science (1971-), 188, 939-951. https://doi.org/10.1007/s11845-018-1936-5
Rose, H., & McKinley, J. (2018). Japan’s English-medium instruction initiatives and the globalization of higher education. Higher Education, 75, 111-129. https://doi.org/10.1007/s10734-017-0125-1
Ruiz, D. J. E., Calero, G. S., & Gonzalez, N. C. (2020). Análisis prospectivo estratégico de la educación superior en Colombia. Cultura educación y sociedad, 11(1), 177-196. https://doi.org/10.17981/cultedusoc.11.1.2020.13
Sánchez, F. A. (2019). Fundamentos epistémicos de la investigación cualitativa y cuantitativa: Consensos y disensos. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria,13(1), 102-122. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2223-25162019000100008
Sánchez, O. (2022) La importancia de la internacionalización en los rankings. Conferencia en el Segundo Congreso de la Comisión de Internacionalización. Universidad Anáhuac de México. https://www.anahuac.mx/mexico.internacionalización/
Sebastian, J. (2017). Dilemas en torno a la internacionalización de la educación superior. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), 21(21), 119-145. https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/30
Unión de Universidades de América Latina (UDUAL) (2022). III Conferencia Mundial de Educación Superior de la UNESCO. Reformular los ideales y prácticas de la educación superior para asegurar el desarrollo sostenible del planeta y de la humanidad. Barcelona, España. https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=www.unc.edu.ar/sites/default/files/UDUAL_Barcelona_febrero_final.pdf
Vernon, M. M., Balas, E. A., & Momani, S. (2018). ¿Are university rankings useful to improve research? A systematic review. PloS one, 13(3), e0193762. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0193762
Villavicencio Plasencia, M. V. (2019). Internacionalización de la educación superior en Cuba. Principales indicadores. Economía y desarrollo, 162(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0252-85842019000200011&script=sci_arttext
Villavicencio, M.V. (2020). La internacionalización en el sistema del ministerio de educación superior. Estrategia para su perfeccionamiento. [Tesis doctoral, Universidad de La Habana].
World University Rankings (2022). The Times Higher Education World University Rankings 2022. https://www.timeshighereducation.com/w%C3%B2rld-university-rankings/2022
Yuan, C. (2019). Measuring University Internationalization: Indicators across National Contexts. Part of the book series: Palgrave Studies in Global Higher Education (PSGHE). https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-21465-4
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estrategia y Gestión Universitaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.