Cooperación universitaria como medio de internacionalización integral de universidades de frontera al sur de Paraguay
Cooperação universitária como meio de internacionalização integral das universidades fronteiriças no sul do Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11661264Palavras-chave:
cooperação, internacionalização, gestão, universidades fronteiriças, endógenasResumo
Introdução: trabalho de pesquisa refere-se à cooperação como meio de internacionalização entre universidades fronteiriças do sul do Paraguai. Objetivo: analisar a gestão da cooperação entre universidades fronteiriças, numa perspectiva endógena e solidária. Método: o trabalho foi enquadrado em uma pesquisa qualitativa, utilizando como estratégia o estudo de caso, com foco na gestão da cooperação das universidades fronteiriças do Paraguai e da Argentina, especificamente a Universidad Nacional de Pilar e a Universidad Nacional del Nordeste. Para obtenção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com atores-chave, documentos institucionais e relatórios. Resultados: os resultados mostram a gestão da cooperação entre as universidades em estudo. Conclusão: o presente estudo apresenta a existência de um vínculo natural entre ambas as universidades, visto que os egressos da Universidade Nacional do Nordeste fazem parte do corpo docente da Universidade Nacional do Pilar, esta relação possibilita a cooperação acadêmica e científica, a internacionalização. do currículo, bem como o desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Por outro lado, a localização fronteiriça de ambas as instituições constitui um espaço de potencial para a cooperação universitária endógena e de apoio.
Downloads
Referências
ANEAES. (2003) Agencia Nacional de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior. Ley de creación N° 2072. www.aneaes.gov.py
ANEAES. (2007). Mecanismo de Evaluación y Acreditación de Carreras de Grado. Criterios de calidad para la carrera de Enfermería. http://www.aneaes.gov.py/v2/application/files/1617/0274/1849/Criterios_de_calidad_Enfermeria.pdf
ANUIES. (2000). Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior. Cooperación Académica Nacional e Internacional. http://www.anuies.mx/programas-y-proyectos/cooperacion-academica-nacional-e-internacional
Benedetti, A. (2020). Puentes que unen y Muros que separan: Fronterización, securitización y procesos de cambio en las fronteras de México y Brasil. El Colegio de la Frontera Norte.
CRES. (2018). Conferencia Regional de Educación Superior.
De Wit, H., & Leask, B. (2015). Internationalization, the Curriculum and the Disciplines. International Higher Education. 83-12. https://doi.org/10.6017/ihe.2015.83.9079
Decreto Ley N° 22.299. (1956). Fundación de la Universidad Nacional del Nordoeste (UNNE).
del Risco Machado, R., Noa Guerra, D., & Delgado Fernández, L. (2023). Cinco aportes desde la educación superior para la consolidación del turismo. Negonotas Docentes, (21), 43-56. https://doi.org/10.52143/2346-1357.949
DICRI. (2023). Dirección de Cooperación de Relaciones Internacionales e Institucionales. Universidad Nacional de Pilar. Informe de Gestión de Cooperación.
Facultad de Ciencias Tecnologías y Artes (2023) Informe de Gestión.
Guzmán-Sanhueza, D., Castillo-Leyton, A., & Betancourth-Zambrano, S. (2023). Cooperación Internacional: Un desafío en la Educación Superior Pública y Regional. Entramado, 19(1), 117-128. https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.1.9673
La Red Martínez, D. L. (2011). Cooperación Interuniversitaria de Postgrado en Informática. El Caso de la UNNE y Universidades Americanas y Españolas. Universidad del Nordeste.
Ley N° 529/94. Creación Universidad Nacional de Pilar.
Martínez, C. P.P. (2006). El método de estudio de caso. Estrategia metodológica de la investigación científica.
Morles, V. (1997). Una estrategia de cooperación académica internacional para el desarrollo y el cambio de la Educación Superior en América Latina y el Caribe. La educación superior en el siglo XXI. CRESALC.
Noa Guerra, D. y González González, K. (2023). La gestión del turismo rural desde un enfoque empresarial y su impacto al desarrollo local. Salud, Ciencia y Tecnología - Serie de Conferencias, 2:434. https://doi.org/10.56294/sctconf2023434
Oregioni, M. S. (2017). La Internacionalización Universitaria desde una perspectiva situada. Tensiones y desafíos para la Región Latinoamericana. Revista Internacional de Educación Superior [RIESup] Campinas (SP). https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/178832
Oregioni, M. S., & Piñeiro F. (2016). Herramientas de Política y Gestión para la Internacionalización Universitaria. Una mirada Latinoamericana.
Paglialunga de Watzlawik, M. V. (2019). Historia de la universidad pública en el departamento del Ñeembucú y su impacto en los procesos migratorios. ACADEMO, 6(2), 1-14. http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2414-89382019000200135
Picalúa, V. P., Payares, K. M., Navarro, E. J., & Hurtado, K. (2021). Gestión de la experiencia de las unidades principales de internacionalización en las instituciones de educación superior. Formación universitaria, 14(2), 37-46. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062021000200037
Rodriguez, Coy, D. M. (2020). La construcción de una frontera “caliente”. Teseo-press, 1-15. https://gefre.ar/wp-content/uploads/2022/03/fronteras-en-construccion.pdf
Román Acosta, D. D., Alarcón Osorio, D., y Rodríguez Torres, E. (2023). Implementación de ChatGPT: aspectos éticos, de edición y formación para estudiantes de posgrado. Revista Senderos Pedagógicos, 15(1), 15–31. https://doi.org/10.53995/rsp.v15i1.1592
Rosyidah, N., & Rosyidi, U. (2020). Internationalization in Higher Education: University's Effective Promotion Strategies in Building International Trust. European Journal of Educational Research, 9(1), 351-361. https://eric.ed.gov/?id=EJ1241206
Sebastián, J. (2005). La internacionalización de las universidades como estrategia para el desarrollo institucional.
Siufi, G. (2013). Hacia la construcción de una política de cooperación internacional innovadora enfocada en la integración regional, publicado en el libro AHORA ES CUANDO. Internacionalización e Integración regional universitaria en América Latina.
Tight, M. (2021). Globalization and internationalization as frameworks for higher education research. Research Papers in Education, 36(1), 52-74. https://doi.org/10.1080/02671522.2019.1633560
UNESCO. (2005). Directrices en materia de calidad de la educación superior a través de las fronteras. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000143349_spa
Universidad Nacional de Pilar. (2022) Plan Estratégico Institucional 2023-2027.
Universidad Nacional del Nordest. (2023). Historoia de la UNNE. https://www.academia.edu/28581953/Gabriela_Siufi_Hacia_la_construcci%C3%B3n_de_una_pol%C3%ADtica_de_cooperaci%C3%B3n_internacional_innovadora_pdf
Vázquez, J. M., García, S. A. J., & Canan, S. R. (2021). La política de internacionalización de la Educación Superior. Efectos, brechas y asimetrías persistentes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 30, 1047-1068. https://www.scielo.br/j/ensaio/a/FzRSDbrZMxdbGm7JF5DZwfv/
Vessuri, H. (2010). Instituciones de Educación Superior en regiones de frontera. Sociedad y Conocimiento. https://policycommons.net/artifacts/8327793/editorial/9258564/
Viera-Duarte, P. (2018). Nuevos formatos de convergencias de la educación superior: investigación en ciudades binacio. RieSup, 401-424. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7007620
Viera-Duarte, P., Chiancone, A., & Larrechea, E. M. (2020). Internacionalización de la Educación Superior y movilidad académica en la universidad pública uruguaya. Série-Estudos, 25(53), 159-183. https://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2318-19822020000100159&script=sci_arttext
Villavicencio Plasencia, M. V. (2019). Internacionalización de la educación superior en Cuba. Principales indicadores. Economía y desarrollo, 162(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0252-85842019000200011&script=sci_arttext
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estrategia y Gestión Universitaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.