Estratégias e conquistas da gestão de riscos: experiência na Universidade Nacional Agrária
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10470830Palavras-chave:
gestão de risco, experiência, qualidade universitária, planejamento estratégicoResumo
transversal vinculado às funções universitárias; formação, pesquisa e extensão, que contribui para a garantia da qualidade. Objetivo: analisar as estratégias metodológicas, conquistas e resultados da gestão de risco no planejamento estratégico, na qualidade universitária, na gestão de processos e nas novas estruturas organizacionais da Universidade Nacional Agrária. Metodologia: é apresentada uma revisão da literatura sobre a gestão de risco no contexto universitário, bem como uma descrição das estratégias implementadas pela UNA para construir seu sistema de gestão de risco. Resultados: determinou-se que a gestão de risco é uma ferramenta chave para a melhoria contínua da qualidade e eficiência na gestão de processos. Conclusão: nesse sentido, evidencia-se que a implementação bem-sucedida requer um compromisso institucional e uma cultura de prevenção e mitigação de riscos.
Downloads
Referências
Aceituno, P. T., & Palma, P. R. (2019). Relación entre acreditación institucional y retención de primer año, de las universidades estatales en Chile, cohorte 2012-2016. Journal of Management & Business Studies, 1(1), 75-105. https://revistas.uautonoma.cl/index.php/jmabs/article/view/293
Acosta Silva, A., Ganga Contreras, F., & Rama Vitale, C. (2021). Gobernanza universitaria: enfoques y alcances conceptuales. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 12(33), p.9. https://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v12n33/2007-2872-ries-12-33-3.pdf
Acuña Ortega, V. H. (2022). La excepción costarricense y las universidades estatales en el Bicentenario. Cuadernos Inter. cambio sobre Centroamérica y el Caribe, 19(1). https://www.scielo.sa.cr/pdf/cicc/v19n1/1659-4940-cicc-19-01-48108.pdf
Adriazola León, A. M., Jara Sánchez, D. M., Lara Torres, I. M., Matos Cuzcano, G. L., & Reyes Sánchez, P. L. (2020). Sistema de Gestión de Calidad en una Universidad Pública Peruana: Análisis de los Procesos Principales y Gestión de Riesgos. Educación, XXVI (2), 109-120. https://doi.org/10.33539/educacion.2020.v26n2.2225
Aguirre López, J., Alemán Hernández, D. d., & Rosales Carranza, C. A. (2023). Gestión Integral de Riesgo: Experiencia de la UNAN Managua. En Gestión de Calidad en la cultura organizacional de las instituciones de Educación Superior nicaragüense (1 ed., 141-152).
Al Rawashdeh, A. Z., Mohammed, E. Y., Al Arab, A. R., Alara, M., & Al-Rawashdeh, B. (2021). Advantages and disadvantages of using e-learning in university education: Analyzing students’ perspectives. Electronic Journal of E-learning, 19(3), 107-117. https://academic-publishing.org/index.php/ejel/article/view/2168
Ali, W. (2020). Online and remote learning in higher education institutes: A necessity in light of COVID-19 pandemic. Higher education studies, 10(3), 16-25. https://eric.ed.gov/?id=ej1259642
Almuiñas Rivero, J. L., & Galarza López, J. (2016). Dirección Estratégica y Gestión de Riesgos en las Universidades. Revista Cubana de Educación Superior, 35(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=s0257-43142016000200007&script=sci_arttext
Arjona-Granados, M. D. P., Lira-Arjona, A. L., & Maldonado-Mesta, E. A. (2022). Los sistemas de gestión de la calidad y la calidad educativa en instituciones públicas de Educación Superior de México. RETOS. Revista de Ciencias de la Administración y Economía, 12(24), 268-283. https://doi.org/10.17163/ret.n24.2022.05
Asamblea Nacional de Nicaragua. (17 de octubre de 2009). Ley N°704. Ley Creadora del Sistema Nacional para el Aseguramiento de la Calidad Educativa y Reguladora del Consejo Nacional de Evaluación y Acreditación. Managua, Managua: La Gaceta, Diario Oficial.
Asamblea Nacional de Nicaragua. (1990). Ley N°89. Ley de Autonomía de las Instituciones de Educación Superior. Managua, Managua: La Gaceta, Diario Oficial.
Asamblea Nacional de Nicaragua. (26 de marzo de 2009). Ley N°681. Ley Orgánica de la Contraloría General de la República y del Sistema de Control de la Administración Pública y Fiscalización de los Bienes y Recursos del Estado. Managua, Nicaragua: La Gaceta, Diario Oficial.
Barrios Fernández, N., Rodríguez Aguirre, N., & Tristá Pérez, B. (2019). El aseguramiento de la calidad y el factor humano en las instituciones de educación superior de América Latina. Revista cubana de educación superior, 38(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0257-43142019000200007&script=sci_arttext&tlng=en
Benavides, L. M. C., Tamayo Arias, J. A., Arango Serna, M. D., Branch Bedoya, J. W., & Burgos, D. (2020). Digital transformation in higher education institutions: A systematic literature review. Sensors, 20(11), 3291. https://doi.org/10.3390/s20113291
Berrocal Villegas, S. M., Camac Tiza, M. M., Montalvo Fritas, W., & Macazana Fernández, D. M. (2022a). Evaluación de la formación investigativa en estudiantes universitarios: estudio comparativo en dos universidades estatales. Revista Universidad y Sociedad, 14(1), 39-46. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2218-36202022000100039&script=sci_arttext&tlng=pt
Berrocal Villegas, S. M., Montalvo Fritas, W., Berrocal Villegas, C. R., Flores Rosas, V. R., & Jaimes Yabar, F. A. (2022b). Caracterización y desafíos de la cultura investigativa en dos universidades estatales de Lima, Perú. Revista Universidad y Sociedad, 14(1), 375-383. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2218-36202022000100375&script=sci_arttext&tlng=en
Bretaña, R. M. G., Chávez, D. A. A., Fernández, N. D., Hincapié, N. C., & Bonilla, M. B. V. (2022). Certificación de sistemas de gestión y acreditación de la calidad en la educación superior. Revista iberoamericana de educación, 88(1), 67-84. https://rieoei.org/RIE/article/view/4779
Castro, M. D. B., & Tumibay, G. M. (2021). A literature review: efficacy of online learning courses for higher education institution using meta-analysis. Education and Information Technologies, 26(2), 1367-1385. https://doi.org/10.1007/s10639-019-10027-z
Consejo Nacional de Evaluación y Acreditación. (2019). Modelo de Calidad de la Educación Superior. Managua.
Contraloría General de la República de Nicaragua (2015) Guía Especializada para las Normas Generales de Control Interno en Evaluación de Riesgos. Managua, Nicaragua.
Contreras, F. G., Rivas, L. A., & Vargas, M. B. (2019). Aproximación teórica a elementos asociados a las remuneraciones académicas en las universidades estatales chilenas. Revista Venezolana de Gerencia, 24(86), 375-393. https://www.redalyc.org/journal/290/29059356015/29059356015.pdf
Daza, C. G., & Parra, P. R. (2019). La gobernanza y su incidencia en los procesos de calidad en las instituciones de educación superior. Revista Boletín Redipe, 8(10), 111-124. http://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/838
Egaña, L. R. V. (2019). Liderazgo para la inclusión en Programas de Nivelación Académica, pertenecientes al Programa Propedéutico de las Universidades Estatales de Chile. Opuntia Brava, 11(4), 154-167. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/860
Fernández Romero, S. (2021). Articulación de la gestión de riesgos y el gobierno corporativo en instituciones de educación superior. Obtenido de Repositorio Institucional Universidad EAFIT: https://repository.eafit.edu.co/bitstream/handle/10784/30712/Shirley_FernandezRomero_2021.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Gaete Quezada, R. (2020). Dirección por valores y responsabilidad social en universidades estatales chilenas. Revista digital de investigación en docencia universitaria, 14(1). http://dx.doi.org/10.19083/ridu.2020.1073
Galarza López, J. y Almuiñas Rivero, J. L. (2015). La gestión de los riesgos de planificación estratégico en las instituciones de educación superior. Revista Cubana de Educación Superior, 34(2), 47. http://scielo.sld.cu/pdf/rces/v34n2/rces05215.pdf
Gamage, K. A., Wijesuriya, D. I., Ekanayake, S. Y., Rennie, A. E., Lambert, C. G., & Gunawardhana, N. (2020). Online delivery of teaching and laboratory practices: Continuity of university programmes during COVID-19 pandemic. Education Sciences, 10(10), 291. https://doi.org/10.3390/educsci10100291
Ganga-Contreras, F. A., Alarcón, N., Paillamán, M. P., Andrade, E. N., & Araya-Castillo, L. (2021). Formación académica del ápice estratégico de las universidades estatales en Chile. Science, 10(2). https://www.academia.edu/download/101045703/478752086.pdf
ISO 31000 (2018). Gestión del Riesgo - Directrices https://www.iso.org/obp/ui#iso:std:iso:31000:ed-2:v1:es
León, S. S., & Ramos, N. R. (2022). Análisis bibliométrico de la producción científica de las universidades estatales de Costa Rica indexadas en Scopus, 2011-2019: una aplicación con el paquete de lenguaje R “Bibliometrix”. Bibliotecas, 40(1), 1-25. https://doi.org/10.15359/rb.40-1.1
López, S. E. R., Villalba, C. I. C., Sánchez, M. J. H., & Zambrano, C. M. N. (2021). Modelo interno para el aseguramiento de la calidad educativa con enfoque MPVA en el marco de las unidades productivas de las Instituciones de Educación Superior (IES) en Ecuador. ConcienciaDigital, 4(1), 34-47. https://doi.org/10.33262/concienciadigital.v4i1.1523
Luna, D. L. P., Celis, D. R. C., & de Jesús Muriel-Perea, Y. (2021). Calidad de las instituciones de educación superior desde la perspectiva de América Latina y el Caribe. SIGNOS-Investigación en sistemas de gestión, 13(1), 1-29. https://www.redalyc.org/journal/5604/560468679013/560468679013.pdf
Madani, R. A. (2019). Analysis of educational quality, a goal of education for all policy. Higher Education Studies, 9(1), 100-109. https://eric.ed.gov/?id=EJ1203706
Malagón Plata, L. A., Rodríguez Rodríguez, L. H., & Machado Vega, D. F. (2019). Políticas Públicas Educativas y aseguramiento de la calidad en la Educación Superior. Revista Historia de la educación Latinoamericana, 21(32), 273-290. https://doi.org/10.19053/01227238.4999
Martin, F., Ritzhaupt, A., Kumar, S., & Budhrani, K. (2019). Award-winning faculty online teaching practices: Course design, assessment and evaluation, and facilitation. The Internet and Higher Education, 42, 34-43. https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2019.04.001
Moratalla, A. Z. (2022). Territorio y sostenibilidad en el marco de las universidades estatales chilenas. Urbano, 25(45), 4-7. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8790461.pdf
Orozco Inca, E. E., Jaya Escobar, A. I., Ramos Azcuy, F. J., & Guerra Bretaña, R. M. (2020). Retos a la gestión de la calidad en las instituciones de educación superior en Ecuador. Educación Médica Superior, 34(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0864-21412020000200019&script=sci_arttext
Pérez, A., Rodríguez, A., & Hinojosa de Aguilar, S. (2018). Gobernanza Universitaria y Valores: La Función de Control en la Gestión Universitaria. Revista de Ciencias Humanas y Sociales (86), 176-200. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7338173
Rubilar, P. R. S., González, R. A. B., Fuentes, A. C. M., Nova, A. P., & Romano, G. V. (2020). Representaciones sobre vocación docente en ingresantes a Pedagogía en universidades estatales de Chile. Interciencia, 45(11), 532-538. https://www.redalyc.org/journal/339/33965047006/33965047006.pdf
Sánchez, L. R. (2015). COSO ERM y la Gestión de Riesgos. Revista de la Facultad de Ciencias Contables, 23(44), 43-50. https://www.researchgate.net/publication/319655709_COSO_ERM_y_la_gestion_de_riesgos
Sessarego Espeleta, I., & González Campos, J. (2020). Universidades Estatales de Chile: La orientación de los planes estratégicos institucionales en el camino a la internacionalización. Revista de la educación superior, 49(195), 113-129. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-27602020000300113&script=sci_arttext
Shahzad, A., Hassan, R., Aremu, A. Y., Hussain, A., & Lodhi, R. N. (2021). Effects of COVID-19 in E-learning on higher education institution students: the group comparison between male and female. Quality & quantity, 55, 805-826. https://doi.org/10.1007/s11135-020-01028-z
Toquero, C. M. (2020). Challenges and opportunities for higher education amid the COVID-19 pandemic: The Philippine context. Pedagogical Research, 5(4). https://eric.ed.gov/?id=EJ1263557
Turnbull, D., Chugh, R., & Luck, J. (2021). Transitioning to E-Learning during the COVID-19 pandemic: How have Higher Education Institutions responded to the challenge? Education and Information Technologies, 26(5), 6401-6419. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10633-w
Universidad Nacional Agraria. (diciembre de 2022). Informe Final Evaluación de Gestión de Riesgo 2022. Managua, Managua: Universidad Nacional Agraria.
Universidad Nacional Agraria. (marzo de 2023). Informe anual de Cumplimiento Plan de Mitigación de Riesgo de la UNA 2021 - 2022. Managua, Managua: Universidad Nacional Agraria.
Universidad Nacional Agraria. (mayo de 2023). Informe Gestión de Riesgo I Trimestre 2023. Managua, Managua: Universidad Nacional Agraria.
Universidad Nacional Agraria. (noviembre de 2022). Plan Estratégico Institucional UNA 2023 - 2027. Managua, Nicaragua: Universidad Nacional Agraria.
Universidad Nacional Agraria. (octubre de 2022). Plan de Mitigación de Riesgo UNA 2023. Managua, Managua: Universidad Nacional Agraria.
Zuniga Jara, S., & Sjoberg Tapia, O. (2021). Gobierno corporativo y desempeño en las universidades chilenas. Formación Universitaria, 14(1). https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062021000100003
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estrategia y Gestión Universitaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.