Visitas de campo como estratégia metodológica na gestão do conhecimento em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10701030

Palavras-chave:

administração educacional, habilidade pedagógica, , formação profissional

Resumo

Introdução: a formação em enfermagem é um processo fundamental para o desenvolvimento de profissionais competentes que possam prestar uma assistência de qualidade à população. Porém, essa formação nem sempre está adequadamente vinculada à realidade da comunidade, o que pode afetar a qualidade da assistência prestada. Por esse motivo, o estudo contextualiza a importância da implementação da visita de campo na formação em enfermagem. Objetivo: implementar visitas de campo como estratégias metodológicas de vinculação universidade-comunidade na formação em enfermagem. Método: o estudo adotou uma abordagem qualitativa, no qual incluiu 30 estudantes que participaram de visitas de campo em unidades de saúde. O instrumento aplicado foi um questionário com questões abertas estabelecidas no sistema categórico, a fonte de informação foi primária com anotações feitas durante a visita de campo e coletadas após sua execução. Resultados: os resultados mostram que as visitas de campo são uma estratégia eficaz para melhorar a formação em enfermagem. Conclusão: as visitas a campo, como estratégia pedagógica, vinculam a universidade à comunidade e podem contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de saúde prestada à população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acosta, S., Fuenmayor, A., & Sánchez, A. (2017). El trabajo de campo como estrategia didáctica para el aprendizaje de la zoología. Omnia, 23(1), 59-78. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=73753475006

Barja, M., Gonzales, V y Lujan. B. (2018). Características de la comunicación terapéutica en el cuidado preoperatorio de enfermería en centro quirúrgico - lima 2018. [Trabajo Académico para optar el título de Especialista en Enfermería en Centro Quirúrgico Especializado, Universidad Peruana]. https://goo.su/zrf2XPJ

Beneitone., P. (2021). La Educación superior. Oficina para América Latina y el Caribe del IIPE UNESCO. https://siteal.iiep.unesco.org/eje/educacion_superior#educaci%C3%B3n-superior-marco-normativo-e-institucional

Bravo, B., Pesa, M y Braunmüller, M. (2022). IDAS: una metodología de enseñanza centrada en el estudiante para favorecer el aprendizaje de la física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 44. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0326

Reaburn, A. (2022). 15 cualidades esenciales para ser un buen líder. Asana. https://asana.com/es/resources/qualities-of-a-leader

Cano, L y González-Cabanach, R. (2022). Evaluación del conocimiento actitudinal: Una revisión de la literatura. Revista de Educación, 395, 115-142. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2022-395-401

Carabelli, V. (2022). Modelo de aprendizaje de Kolb. https://goo.su/LhQGM

Conferencia Regional de Educación Superior (CRES, 2018). Declaración Final de la III Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina y el Caribe. Córdoba, Argentina. https://cres2018mas5.org/

Delgado, L. R. (2013). El trabajo de campo como estrategia pedagógica integradora. Revista de Comunicación de la SEECI, XVII (31), 156-183. http://dx.doi.org/10.15198/seeci.2013.31.156-183

Diaz Dumont, J. R., Ledesma Cuadros, M. J., Rojas Vargas, S y Diaz Tito, L. P. (2020). Los cuatro saberes de la educación como formación continua en las empresas. Fides et Ratio-Revista de Difusión cultural y científica de la Universidad La Salle en Bolivia, 19(19), 17-48. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2071-081X2020000100003&script=sci_arttext

Fernández Duharte, J., Tardo Fernández, Y., Pérez Artímez, M. E y Palomino del LLano, J. C. (2021). Formación del residente en gastroenterología: una propuesta pedagógica para la atención holística endoscópica a pacientes con neoplasias del sistema digestivo. Medisan, 25(3), 723-745. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1029-30192021000300723&script=sci_arttext

Gómez-García, M. A y Sánchez-Rivas, R. (2022). Visitas de campo en la formación de enfermería: Una experiencia en el ámbito rural. Revista de Ciencias de la Enfermería, 35(1), 8204-8214. DOI: 10.26439/s2344-8333.2022.35.8204

Kroeger, A y Luna, R. (1992). Atención primaria de salud: Principios y métodos. 2da.ed. Pax México. https://goo.su/pjQ7

López-García, R., Pérez-López, A y Hernández-Hernández, M. (2022). La práctica de campo como estrategia didáctica para el desarrollo de competencias en el alumnado de educación superior. Revista de Investigación Educativa, 40(2), 379-400. https://doi.org/10.6018/rie.40.2.36400

Miller, G. E. (1990). Educating physicians for the twenty-first century: A look ahead. Academic Medicine, 65(9), 63-70. https://doi.org/10.1097/00001888-199009000-00001

Muñoz, A y García, M. (2022a). La formación por competencias en educación superior: Una revisión de la literatura. Revista de Educación, 395, 115-142. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2022-395-401

Muñoz, A., & García, M. (2022b). La evaluación orientada al aprendizaje en un modelo de formación por competencias en la educación superior: Una revisión de la literatura. Revista de Educación, 395, 115-142. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2022-395-401

Noa Guerra, D.; Gascón González, D. y Rodríguez Torres, E. (2024). Creación de capacidades de gestión para el desarrollo del turismo rural: un enfoque desde la colaboración Universidad-Empresa. Suma de Negocios, 15(32), 8-16. https://doi.org/10.14349/sumneg/2024.V15.N32.A2

Noa Guerra, D. y González González, K. (2023). La gestión del turismo rural desde un enfoque empresarial y su impacto al desarrollo local. Salud, Ciencia y Tecnología - Serie de Conferencias 2023; 2:434. https://doi.org/10.56294/sctconf2023434

Novel, J., Rodríguez, M y García, L. (2022). La gestión de los aprendizajes en el contexto de la formación universitaria. Revista de Educación, 395, 115-142. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2022-395-401

Pimienta-Prieto, J. H. (2012). Estrategias de enseñanza-aprendizaje: aprendizaje in situ. PEARSON EDICION. http://prepajocotepec.sems.udg.mx/sites/default/files/estrategias_pimiento_0.pdf

Ramos, G., Castro, F., & López. A. (2018). Gestión universitaria y gestión de la investigación en la universidad: aproximaciones conceptuales. Revista Venezolana de gerencia, 1, 131-145. https://www.redalyc.org/journal/290/29062781008/movil/

Romero Agudelo, L. N., Salinas Urbina, V., & Mortera Gutiérrez, F. J. (2010). Estilos de aprendizaje basados en el modelo de Kolb en la educación virtual. Apertura, 2(1), 1-21. https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=68820841007

Rodríguez, J. M. (1970). Aprendizaje colaborativo en enfermería. Editorial: Elsevier. https://goo.su/reypWgn

Rodríguez-Domínguez, M. C y López-Fernández, J. A. (2022). La visita de campo como estrategia de aprendizaje en la formación de enfermeras: Una experiencia de aprendizaje-servicio. Revista de Educación. https://doi.org/10.4438/1988-5921-RE-2022-3985

Sánchez-Rodríguez, J y Fernández-Pascual, M. J. (2022). La evaluación orientada al aprendizaje en la formación profesional: un análisis de la investigación reciente. Revista de Educación, 392, 249-271. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2022-392-345

Suárez, Z., & Castrillo-Reyes, C. D. (2022). Sistematización de experiencias educativas: Internacionalización y Extensión Universitaria, en las carreras de Enfermería, UNAN FAREM Chontales, Nicaragua. Revista Electrónica De Conocimientos, Saberes y Prácticas, 5(1), 69–78. https://camjol.info/index.php/recsp/article/view/15121

UNAN, Managua (2022). Reforma de los Estatutos de la UNAN-Managua. http://repositorio.unan.edu.ni/id/eprint/19115

Verdezoto, I., Lorenzo, R., y Jurado, M. I. (2022). Metodología colaborativa para fortalecer los valores morales en estudiantes de la Básica Media de la Unidad Educativa Fiscomisional “Cristo Redentor”: Didáctica y Educación, 13(5), 98-123. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8881090.pdf.

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Suárez , Z. (2024). Visitas de campo como estratégia metodológica na gestão do conhecimento em enfermagem. Estrategia Y Gestión Universitaria, 12(1), 1–13. https://doi.org/10.5281/zenodo.10701030

Edição

Seção

Artículo de investigación científica y tecnológica