Estratégias universitárias para fortalecer a pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11123877

Palavras-chave:

estratégias universitárias, pesquisa, ensino superior, revisão sistemática 

Resumo

Introdução: a pesquisa é um pilar fundamental nas universidades, daí a importância de promover estratégias eficazes para fortalecê-la no ensino superior. Objetivo: analisar estratégias universitárias para fortalecer a pesquisa. Metodologia: a pesquisa foi realizada a partir de uma revisão sistemática baseada em protocolo pré-definido que incluiu artigos publicados no período 2019-2024 em periódicos incluídos no ranking Scimago JR. Resultados: fica comprovada a importância da implementação de diversas estratégias universitárias que fortaleçam a pesquisa, com destaque para a promoção de colaborações interdisciplinares e multiinstitucionais, investimento em infraestrutura e recursos de pesquisa e desenvolvimento profissional e apoio aos pesquisadores. Conclusão: os resultados obtidos demonstram que a consolidação da pesquisa nas universidades requer uma visão estratégica que vai desde a infraestrutura até o desenvolvimento profissional dos pesquisadores, onde o papel dos gestores universitários é fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acuña, E. (2023). Estrategias para promover la investigación en estudiantes de ingeniería en universidades latinoamericanas. Qualitative Research in Education, 17. https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e867

Alguacil, J. (2022). Investigación e innovación biomédica ante la sindemia por COVID-19. Gaceta Sanitaria, 36(S1), 87-92. https://doi.org/10.1016/j.gaceta.2022.02.004

Álvarez, D. E., Díaz, C. M., & Herazo, R. (2023). Factores académicos asociados al proceso de investigación formativa en las instituciones educativas del sector oficial de Sincelejo, Sucre. Región Científica, 2(1), 202319. https://doi.org/10.58763/rc202319

Álvarez, H. (2023). Estrategias pedagógicas basadas en aula invertida – Integración de las TIC en las tecnologías navales de la Escuela Naval de Suboficiales A.R.C. Barranquilla. Región Científica, 2(2), 202397. https://doi.org/10.58763/rc202397

Álvarez, P., Guevara, J., Castro, G., & Pinela, R. (2023). Relación docencia-investigación en Educación Superior: Diferentes perspectivas y enfoques. Revista De Ciencias Sociales, 29(Especial 8), 288-301. https://produccioncientificaluz.org/index.php/rcs/index

Anacona, J. D., Millán, E. E., & Gómez, C. A. (2019). Aplicación de los metaversos y la realidad virtual en la enseñanza. Entre Ciencia e Ingeniería, 13(25), 59-67. http://dx.doi.org/10.31908/19098367.4015

Anthony, B., Kamaludin, A., Romli, A., Raffei, A., Nincarean, D., Abdullah, A., Ming, G., Shukor, N., Nordin, M., & Baba, S. (2019). Exploring the role of blended learning for teaching and learning effectiveness in institutions of higher learning: An empirical investigation. Education and Information Technologies, 24(6), 3433-3466. https://doi.org/10.1007/s10639-019-09941-z24

Aparicio, C. A., Sepúlveda, F., Valverde, X., Cárdenas, V., Contreras, G., & Valenzuela, M. (2020). Liderazgo directivo y cambio educativo: Análisis de una experiencia de colaboración Universidad-Escuela. Páginas De Educación, 13(1), 19-41. https://doi.org/10.22235/pe.v13i1.1915

Arinaitwe, D. (2021). Practices and strategies for enhancing learning through collaboration between vocational teacher training institutions and workplaces. Empirical Research in Vocational Education and Training, 13(1). https://doi.org/10.1186/s40461-021-00117-z

Arnold, A., Cafer, A., Green, J., Haines, S., Mann, G., & Rosenthal, M. (2021). Perspective: Promoting and fostering multidisciplinary research in universities. Research Policy, 50(9). https://doi.org/10.1016/j.respol.2021.104334

Blanco, N., Poza, M., Junyent, M., Collazo, L., Solís, C., Benayas, J., & Gutiérrez, J. (2020). Estrategia de Investigación-Acción participativa para el desarrollo profesional del profesorado universitario en educación para la sostenibilidad: “Academy Sustainability Latinoamérica” (AcSuLa). Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 24(3), 99-123. https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i3.15555

Cardeño, N., Cardeño, E. J., & Bonilla, E. (2023). TIC y transformación académica en las universidades. Región Científica, 2(1), 202370. https://doi.org/10.58763/rc202370

Cerquera, M. S., Gómez, C. A., & Sánchez, V. (2023). Factores Limitantes de la Participación de Estudiantes del PCP en los Semilleros de Investigación. Santiago, 161. https://santiago.uo.edu.cu/index.php/stgo/article/view/28567

Cervantes, E. (2019). Un Acercamiento a la Formación de Docentes como Investigadores Educativos en México. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 17(4), 59-74. https://doi.org/10.15366/reice2019.17.4.003

Cheng, F., Ma, Y., Uzzi, B., & Loscalzo, J. (2020). Importance of scientific collaboration in contemporary drug discovery and development: A detailed network analysis. BMC Biology, 18(138), 1-9. https://doi.org/10.1186/s12915-020-00868-3

Chowdhry, A., Kapoor, P., & Bablani, D. (2020). Strengthening health care research and academics during and after COVID19 pandemic- an Indian perspective. Journal of Oral Biology and Craniofacial Research, 10. https://doi.org/10.1016/j.jobcr.2020.06.015

Columbié Pileta, M., Lazo Pérez, M. A., Ramos Suárez, V., & Morasen Robles, E. (2018). Modelo de evaluación de la gestión de ciencia e innovación tecnológica en Tecnología de la Salud. Revista Información Científica, 97(4), 823-834. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1028-99332018000400823&script=sci_abstract&tlng=pt

Eslava, R., Mogollón, O. Z., & Chacón, E. (2023). Socialización organizacional en las universidades: Estudio empírico. Región Científica, 2(2), 202369. https://doi.org/10.58763/rc202369

Ferreira, R. (2021). El liderazgo directivo en la gestión escolar. Comparación de casos. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(5), 7219-7238. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i5.841

Gaete, R., & Álvarez, J. (2019). Responsabilidad social universitaria en Latinoamérica. Los casos de URSULA y AUSJAL. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 19(3), 1-27. https://doi.org/10.15517/aie.v19i3.38637

García, F. J. (2022). Desarrollo de estados de la cuestión robustos: Revisiones Sistemáticas de Literatura. Education in the Knowledge Society, 23, e28600. https://doi.org/10.14201/eks.28600

Garza, J., Gordillo, N., Cardona, L., & Lara, J. (2021). Modelo de gestión del conocimiento para semilleros de investigación: Requisitos académicos y administrativos. Revista Universidad y Sociedad, 13(6), 159-167. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2377

Gómez, C. A. (2022). Ingreso, permanencia y estrategias para el fomento de los Semilleros de Investigación en una IES de Colombia. Región Científica, 1(1), 20226. https://doi.org/10.58763/rc20226

Gómez, C. A., Sánchez, V., & Clavijo, T. (2023). Mapping the Landscape of Netnographic Research: A Bibliometric Study of Social Interactions and Digital Culture. Data and Metadata, 2(25). https://doi.org/10.56294/dm202325

Gómez, C. A., Sánchez, V., & Estrada, G. E. (2022). Limitantes para la participación de los estudiantes en Semilleros de Investigación. Cultura, Educación y Sociedad, 13(2), 9-28. http://dx.doi.org/10.17981/cultedusoc.13.2.2022.01

Gómez, C. A., Sánchez, V., & Ramón, L. (2023). Categorización de grupos e investigadores ante el Sistema Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación en Colombia. Universidad y Sociedad, 15(5), 133-142. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/4059

Gonzales, Y. M., Quintanilla, L. N., & Pérez, A. J. (2023). Metaverse and education: a complex space for the next educational revolution. Metaverse Basic and Applied Research, 2(56). https://doi.org/10.56294/mr202356

González, G. (2022). Gerencia de la investigación y del conocimiento en las universidades colombianas: Algunas reflexiones. Revista de Ciencias Sociales, 28(1), 187-201. https://doi.org/10.31876/rcs. v28i1.37684

González, L., Ramírez, M., & García, F. (2022). Habilitadores tecnológicos 4.0 para impulsar la educación abierta: Aportaciones para las recomendaciones de la UNESCO. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(2), 23-43. https://doi.org/10.5944/ried.25.2.33088

Guayara, C. T., Millán, E. E., & Gómez, C. A. (2019). Diseño de un curso virtual de alfabetización digital para docentes de la Universidad de la Amazonia. Revista Científica, 34(1), 34-48. https://doi.org/10.14483/23448350.13314

Hutson, J. (2023). The Role of Collaborative Authorship in Decentered Research Innovation: An Interdisciplinary, Interdepartmental, and Interinstitutional Model to Accelerate Research Culture in Teaching Institutions. Information, Medium, and Society, 21(1), 7-24. https://doi.org/10.18848/2691-1507/CGP/v21i01/7-24

Jiménez, I., Molina, G., & Gámez, R. (2023). Visión sistémica del contexto educativo tecnológico en Latinoamérica. Región Científica, 2(1), 202358. https://doi.org/10.58763/rc202358

López-Hung, E., Lao-León, Y. O., & Batista-Matamoros, C. R. (2022). Apuntes para una perspectiva teórica desde un enfoque organizacional de la gestión de revistas científicas. Revista Información Científica, 101(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1028-99332022000200001&script=sci_abstract&tlng=pt

Lux, A., Schäfer, M., Bergmann, M., Jahn, T., Marg, O., Nagy, E., Ransiek, A., & Theiler, L. (2019). Societal effects of transdisciplinary sustainability research—How can they be strengthened during the research process? Environmental Science and Policy, 101, 183-191. https://doi.org/10.1016/j.envsci.2019.08.012

Machuca, F., Canova, C., & Castro, M. F. (2023). Una aproximación a los conceptos de innovación radical, incremental y disruptiva en las organizaciones. Región Científica, 2(1), 202324. https://doi.org/10.58763/rc202324

Monzón Pinglo, L. A., Dávila Cisneros, J. D, Rodríguez Torres, E. y Pérez Gamboa, A. J. (2023). La resiliencia en el contexto universitario, un estudio mixto exploratorio. Pensamiento Americano, 16(31), 1-15. https://doi.org/10.21803/penamer.16.31.636

Paredes, A., Inciarte, A., & Walles, D. (2020). Educación superior e investigación en Latinoamérica: Transición al uso de tecnologías digitales por Covid-19. Revista de Ciencias Sociales, 26(3), 98-117. https://produccioncientificaluz.org/index.php/rcs/index

Pérez, A. J., Echerri, D., & García, Y. (2021). Proyecto de vida como categoría de la pedagogía de la Educación Superior: Aproximaciones a una teoría fundamentada. Transformación, 17(3), 542-563. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-29552021000300542

Pérez, A. J., García, Y., & García, J. (2020). Orientación educativa y proceso formativo universitario: sistematización teórico-fáctica de los presupuestos para su implementación. Opuntia Brava, 12(2), 142-156. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1018

Pérez, A. J., Gómez, C. A., & Sánchez, V. (2022). Decision making in university contexts based on knowledge management systems. Data and Metadata, 2(92). https://doi.org/10.56294/dm202292

Pérez, A., García, Y., & García, J. (2019). Proyecto de vida y proceso formativo universitario: un estudio exploratorio en la Universidad de Camagüey. Transformación, 15(3), 280-296. http://scielo.sld.cu/pdf/trf/v15n3/2077-2955-trf-15-03-280.pdf

Pérez, M. A., Torres, L. del C., & Hernández, M. (2023). Evaluación de las condiciones del Gabinete Psicopedagógico de la Universidad de Cienfuegos en la gestión de servicios de orientación virtual. Región Científica, 2(2), 202384. https://doi.org/10.58763/rc202384

Pino, M., & Ahumada, L. (2022). La indagación colaborativa. Una metodología para desarrollar aprendizajes en red. Perfiles Educativos, 44(175). https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2022.175.60049

Raudales, E. V., Acosta, J. V., & Aguilar, P. A. (2024). Economía circular: Una revisión bibliométrica y sistemática. Región Científica, 3(1), 2024192. https://doi.org/10.58763/rc2024192

Rodríguez Torres, E., Gómez Cano, C. A., & Sánchez Castillo, V. (2022). Management information systems and their impact on business decision making. Data and Metadata, 1, 21. https://doi.org/10.56294/dm202221

Rodríguez Casallas, D. F., Páez Moreno, Ángel E., Román Acosta, D., & Rodríguez Torres, E. (2024). Participación ciudadana, gobernanza democrática y derecho al desarrollo: una revisión sistemática. Telos: Revista De Estudios Interdisciplinarios En Ciencias Sociales, 26(1), 198-214. https://doi.org/10.36390/telos261.13

Rojas, I., Durango, J., & Rentería, J. (2020). Investigación formativa como estrategia pedagógica: Caso de estudio ingeniería industrial de la I.U Pascual Bravo. Estudios Pedagógicos, 44(1), 319-338. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000100319

Romaní, F., & Gutiérrez, C. (2022). Experiencia, actitudes y percepciones hacia la investigación científica en estudiantes de Medicina en el contexto de una estrategia curricular de formación de competencias para investigación. Educación Médica, 23, 100745. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2022.100745

Roman-Acosta, D., & Barón Velandia, B. (2023). Del conocimiento individual a la sinergia colectiva: potenciando la colaboración en las redes de investigación. Estrategia y Gestión Universitaria, 11 (2), 221-251. https://doi.org/10.5281/zenodo.10085278

Roman-Acosta, D., Caira-Tovar, N., Rodríguez-Torres, E., & Pérez Gamboa, A. J. (2023). Effective leadership and communication strategies in disadvantaged contexts in the digital age. Salud, Ciencia Y Tecnología - Serie De Conferencias, 2, 532. https://doi.org/10.56294/sctconf2023532

Romero, L., & Salcedo, M. (2019). Estrategias para fortalecer el proceso de gestión del talento humano en una entidad pública. Signos, 11(2), 99-117. https://doi.org/10.15332/24631140.50841

Salinas, J., & Marín, V. I. (2019). Metasíntesis cualitativa sobre colaboración científica e identidad digital académica en redes sociales. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(2), 97-111. https://doi.org/10.5944/ried.22.2.23238

Sánchez, Y., Pérez, A. J., Hernández, A., Díaz-Chieng, L. Y., Marqués, M., Pancorbo, J. A., & Rodríguez, E. (2023). Hospital culture and social responsibility: a mixed study of the main lines for its development. Salud, Ciencia Y Tecnología - Serie De Conferencias, 2, 451. https://doi.org/10.56294/sctconf2023451

Sánchez, V., Clavijo, T., & Gómez, C. A. (2023). Limitantes en la participación estudiantil en los semilleros de investigación de Educación Superior en Colombia. Universidad y Sociedad, 15(4), 332-342. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/3986

Schoenberg, N., Robinson, J., McGladrey, M., Cassis, L., Conwell, D., Pearson, K., Tannock, L., Wilcock, D., & White, S. (2024). Promoting a more diverse and inclusive research workforce through the research scholars program. BMC Medical Education, 24(98). https://doi.org/10.1186/s12909-024-05075-0

Suárez, W., Rodríguez, M., & Ganga, F. (2022). Estrategias para promover la producción científica universitaria en Chile. Revista de Ciencias Sociales, 28(2), 350-363. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8378021

Vallaeys, F., & Álvarez, J. (2019). Hacia una definición latinoamericana de responsabilidad social universitaria. Aproximación a las preferencias conceptuales de los universitarios. Educación XXl, 22(1), 93-116. https://doi.org/10.5944/educXX1.19442

Vázquez, V., & Martínez, G. (2023). Desarrollo regional y su impacto en la sociedad mexicana. Región Científica, 2(1), 202336. https://doi.org/10.58763/rc202336

Vega, N. (2019). Estrategias de conformación y consolidación de semilleros de investigación en pregrado. Estudio de caso en una institución de educación superior en Colombia. RIES. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 10(27), 216-229. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2019.27.347

Publicado

2024-05-09

Como Citar

Pérez Egües, M. A., Sánchez Castillo , V., & Díaz-Chieng , L. Y. (2024). Estratégias universitárias para fortalecer a pesquisa. Estrategia Y Gestión Universitaria, 12(1), 1–13. https://doi.org/10.5281/zenodo.11123877

Edição

Seção

Artículo de revisión