Desenvolvimento de competências de pesquisa no ensino superior a distância: análise de estratégias de ensino nas carreiras de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15243277%20

Palavras-chave:

habilidades de pesquisa, engenharia industrial, educação a distância, estratégias de ensino

Resumo

Introdução: abordar a importância das estratégias de ensino para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa em ambientes autônomos em uma universidade aberta e a distância com um modelo assíncrono e autogerenciado em cursos de Engenharia. Objetivo: analisar essas estratégias em disciplinas vinculadas à pesquisa. Método: foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores que ministram essas disciplinas. Resultados: revelam que as estratégias se concentram em conscientizar os alunos sobre a pesquisa e apresentar gradualmente os conteúdos. Além disso, observou-se falta de clareza na avaliação das habilidades de pesquisa. Como habilidade, os professores compreendem os objetivos de aprendizagem, embora tenha sido identificada a necessidade de melhorar o planejamento e projetar estratégias mais intencionais. Conclusão: Destaca-se a importância de estruturar e priorizar estratégias didáticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, indo além das ações ditadas pelo conteúdo curricular. Assim, este estudo enfatiza o papel de um ensino planejado para fortalecer a formação em pesquisa no ensino superior a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abad, J. V., & Arango Salazar, M. F. (2024). Escritura colaborativa en educación superior y su aporte a la formación de maestros investigadores. Forma y Función, 37(1). https://doi.org/10.15446/fyf.v37n1.104674

Acuña-Gamboa, L. A. (2022). Periodismo científico y formación de investigadores educativos en México. Revista latinoamericana de estudios educativos, 52(3), 425-448. https://doi.org/10.48102/rlee.2022.52.3.506

Alba, G., & Buenaventura, J. G. (2020). Cruce de caminos. Un estado del arte de la investigación-creación. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos, (79), 21-49. https://dx.doi.org/10.18682/cdc.vi79.3675

Bustos-Viviescas, B. J., García Yerena, C. E., Villamizar Navarro, A., Lizcano Sánchez, A. del P., & García Galviz, J. A. (2023). La estadística en los programas universitarios en ciencias de la salud: Un elemento importante para la formación de investigadores en América Latina. Salud UIS, 55. https://doi.org/10.18273/saluduis.55.e:23061

Calle-Arango, L., & Avila-Reyes, N. (2020). Alfabetización académica chilena: revisión de investigaciones de una década. Literatura y lingüística, (41), 455-482. http://dx.doi.org/10.29344/0717621x.41.2280

Cangalaya Sevillano, L. M. (2020). Habilidades del pensamiento crítico en estudiantes universitarios a través de la investigación. Desde el sur, 12(1), 141-153. http://dx.doi.org/10.21142/des-1201-2020-0009

Cebrián, G. (2020). La educación para el desarrollo sostenible en el currículum universitario: una investigación-acción cooperativa con profesorado. Revista iberoamericana de educación superior, 11(30), 99-114. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2020.30.590

Chávez Vera, K. J., Calanchez Urribarri, Á. D. V., Tuesta Panduro, J. A., & Valladolid Benavides, A. M. (2022). Formación de competencias investigativas en los estudiantes universitarios. Revista Universidad y Sociedad, 14(1), 426-434. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2218-36202022000100426&script=sci_arttext&tlng=pt

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (eight edition). Abingdon, Oxon, 532-533. https://doi.org/10.4324/9781315456539

Cóndor, B. H., & Remache Bunci, M. (2020). La evaluación al desempeño directivo y docente como una oportunidad para mejorar la calidad educativa. Cátedra, 2(1), 116–131. https://doi.org/10.29166/catedra.v2i1.1436

De la Cuesta Benjumea, C. (2024). Assessing and achieving quality in qualitative research: Clues for researchers in training. Investigación y educación en enfermería, 42(1). https://doi.org/10.17533/udea.iee.v42n1e02

Forni, P., & Grande, P. D. (2020). Triangulación y métodos mixtos en las ciencias sociales contemporáneas. Revista mexicana de sociología, 82(1), 159-189. https://doi.org/10.22201/iis.01882503p.2020.1.58064

Hernández, R., & Moreno, S. M. (2021). Formación de maestros investigadores: un reto para la universidad de hoy. Revista Habitus: Semilleros De investigación, 1(1), e12671-e12671. https://doi.org/10.19053/22158391.12671

Marañón Cardonne, T., Oropesa Roblejo, P., Vaillant Lora, L., Cárdenas Godefoy, Z., & Mastrapa Cantillo, K. (2020). Fundamentación teórica del proceso de formación científico-investigativa del investigador clínico. Humanidades Médicas, 20(3), 550-566. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1727-81202020000300550&script=sci_arttext

Parra Castrillón, J. E. (2023). Construcción de la competencia investigativa en ingeniería. Revista Digital Educación En Ingeniería, 13(25), 12–19. https://doi.org/10.26507/rei.v13n25.812

Pinchao Benavides, L. (2020). Estrategia pedagógico-didáctica para promover la lectura crítica. Educación, 29(56), 146-169. http://dx.doi.org/10.18800/educacion.202001.007

Quispe-Mamani, E., Poma-Callo, Y., Quispe-Borda, W., & Alvarez-Siguayro, R. (2024). Investigación formativa virtual como estrategia pedagógica en la formación de investigadores en Perú. Revista De Ciencias Sociales, 30(1), 419-437. https://doi.org/10.31876/rcs.v30i1.41665

Ripoll-Rivaldo, M. (2021). Prácticas pedagógicas en la formación docente: desde el eje didáctico. Telos, 23(2), 286-304. https://doi.org/10.36390/telos232.06

Rojas Arenas, I. D., Durango Marín, J. A., & Rentería Vera, J. A. (2020). Investigación formativa como estrategia pedagógica: caso de estudio ingeniería industrial de la IU Pascual Bravo. Estudios pedagógicos (Valdivia), 46(1), 319-338. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-07052020000100319

Rojas Moreno, I., & Ducoing Watty, P. (2021). Políticas docentes para la formación del profesorado en Brasil y Colombia. Un estudio comparativo. Revista mexicana de investigación educativa, 26(89), 395-422. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-66662021000200395&script=sci_arttext

Sánchez, L., Herrera, M., & Sánchez, M. (2020). La investigación científica en la formación de estudiantes universitarios. Paradigma, 409-436. https://doi.org/10.61154/rue.v11i1.3329

Santillán-Iñiguez, J. J., & Rodas-Pacheco, F. D. (2022). Developing academic writing skills in EFL university students through haiku composition. Revista Electrónica Educare, 26(1), 196-212. http://dx.doi.org/10.15359/ree.26-1.11

Shadiev, R., Zhang, Z. H., Wu, T.-T., & Huang, Y. M. (2020). Review of Studies on Recognition Technologies and Their Applications Used to Assist Learning and Instruction. Educational Technology & Society, 23(4), 59–74. https://www.jstor.org/stable/26981744

Silva, C., Vieira, J., Campos, J. C., Couto, R., & Ribeiro, A. N. (2021). Development and Validation of a Descriptive Cognitive Model for Predicting Usability Issues in a Low-Code Development Platform. Human Factors, 63(6), 1012 1032. https://doi.org/10.1177/0018720820920429

Tinoco-Cuenca, N. P., Damián-Nuñez, E., Isla-Alcoser, S., & Morales Bedoya, M. A. (2020). Competencias de investigación e impacto socioeducativo en los trabajos de titulación de una universidad de Ecuador. Propósitos y Representaciones, 8(3). http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8n3.442

Turpo-Gebera, O., Quispe, P. M., Paz, L. C., & Gonzales-Miñán, M. (2020). La investigación formativa en la universidad: sentidos asignados por el profesorado de una Facultad de Educación. Educação e Pesquisa, 46, e215876. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215876

Valenciano-Canet, G. (2019). La metáfora como alternativa metodológica para investigar y reflexionar acerca de la práctica pedagógica en la enseñanza de la lectoescritura. Revista Electrónica Educare, 23(1), 158-180. http://dx.doi.org/10.15359/ree.23-1.9

Vicarioli, F. M., & Solano, J. A. (2020). El e-learning como potenciador de las habilidades blandas en la enseñanza de las ciencias de la administración: El caso de la Universidad Estatal a Distancia UNED de Costa Rica. Revista Ensayos Pedagógicos, 15(2), 233-252. https://doi.org/10.15359/rep.15-2.10

Zeballos Ramírez, P. E., & Pumacahua Yucra, M. C. (2023). Estrategias de búsqueda, selección y evaluación de información digital para la lectura y escritura. Boletín de la Academia Peruana de la Lengua, (73), 121-149. http://dx.doi.org/10.46744/bapl.202301.005

Publicado

2025-05-02

Como Citar

Ortega-Aguirre, L., & Sánchez Espinoza, M. (2025). Desenvolvimento de competências de pesquisa no ensino superior a distância: análise de estratégias de ensino nas carreiras de Engenharia. Estrategia Y Gestión Universitaria, 13(1), e8854. https://doi.org/10.5281/zenodo.15243277

Edição

Seção

Artículo de investigación científica y tecnológica