Novas Práticas no Ensino Superior: Três Estudos de Caso na Corporación Universitaria Minuto de Dios – UNIMINUTO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15361268Palavras-chave:
educação, educação expandida, educação invisível, ensino-aprendizagem, práticas educacionaisResumo
Introdução: os problemas e transformações enfrentados pela educação formal permitem examinar e redefinir o significado de "ensinar" e "aprender", além de incluir o conceito de educação expandida nas didáticas de sala de aula. Objetivo: evidenciar a distância existente entre a educação expandida e os métodos tradicionais de ensino. Método: aplicou-se a perspectiva histórico-hermenêutica, recorrendo ao estudo de caso e observação participante, bem como ferramentas de coleta de informação (entrevistas com especialistas, consulta documental e análise audiovisual das experiências). Foram selecionados três casos da Corporación Universitaria Minuto de Dios – UNIMINUTO, nos quais a educação expandida é reconhecida como uma prática pedagógica transformadora no ensino superior. Resultados: indicam que um dos fatores determinantes dos processos de ensino consiste em reconhecer o espaço e a forma de educar, a fim de perceber o ambiente pedagógico individual e coletivo, e refletir sobre a maneira como os alunos pensam, aprendem e se identificam com seu entorno. Conclusão: a educação expandida é uma ferramenta fundamental para legitimar a aprendizagem como um processo dinâmico e colaborativo, capaz de se adaptar às necessidades atuais de uma sociedade em constante transformação.
Downloads
Referências
Advisory, A. (2021). La mediación cultural en tiempos de pandemia. http://zemos98.org/2021/03/17/advisory-assembly-2021-la-mediacion-cultural-en-tiempos-de-pandemia/
Albornoz, F. (2021). Performatividad: una propuesta de estabilización conceptual desde el pensamiento latinoamericano contemporáneo. Cuadernos del CILHA 22(2), 147-177. https://dx.doi.org/10.48162/rev.34.029
Amador, J, y Muñoz, G. (2018). Comunicación-Educación en Abya Yala: lo popular en la reconfiguración del campo. Nómadas 49, 47-67. https://dx.doi.org/ https://dx.doi.org/10.30578/nomadas.n49a3
Barrera, D., Tello, R., Ramos, F. y Pérez, A. (2024). Acompañamiento a la promoción de proyectos de vida de jóvenes seropositivos. Un estudio cualitativo complejo. Región Científica, 3(1), 2024248. https://doi.org/10.58763/rc2024248
Burbules, N. C. (2012). El aprendizaje ubicuo y el futuro de la enseñanza. Encounters/Encuentros/Rencontres on Education 13, 3-14. https://trayectos.infd.edu.ar/archivos/repositorio/1250/1379/Burbules_El_aprendizaje_ubicuo_y_el_futuro_de_la_ensen_anza.pdf
Cardeño Portela, N., Cardeño Portela, E. J., & Bonilla Blanchar, E. (2023). TIC y transformación académica en las universidades. Región Científica, 2(2), 202370. https://doi.org/10.58763/rc202370
Cobo Romaní, C. y Moravec, J. W. (2011). Aprendizaje invisible. Hacia una nueva ecología de la educación. Edicions de la Universitat de Barcelona. https://studylib.es/doc/9201103/cobo--c.--y-moravec--j.--2011-.-aprendizajes-invisibles.-...#google_vignette
Essomba, M. À., Lleonart, P., Alfonso, L., & Bin, H. (2022). Education for sustainable development in educating Cities: towards a transformative approach from informal and non-formal education. Sustainability, 14(7), 4005. https://doi.org/10.3390/su14074005
Gómez Cano, C. A., Sánchez Castillo, V., & Pérez Gamboa, A. J. (2024). Formación integral y configuración de proyectos de vida: consideraciones para la adecuada atención psicopedagógica de estudiantes en la educación superior. Miradas, 19(2), 25–47. https://doi.org/10.22517/25393812.25683
Habermas, J. y Rawls, J. (1988). Debate sobre el liberalismo político. Paidós. https://redmovimientos.mx/wp-content/uploads/2020/07/Debate-sobre-el-liberalismo-pol%C3%ADtico.pdf
Hernández-Domínguez, I., Caballero-Velázquez, E. y Hernández-González, Y. (2022). Los medios de enseñanza y las tecnologías: objetos de aprendizaje de lengua española. Luz 21(4), 95-109. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742024000100019
Herrera Pérez, J. C., y Ochoa Londoño, E. D. (2022). Análisis de la relación entre educación y tecnología. Cultura Educación y Sociedad, 13(2), 49-68. https://doi.org/10.17981/cultedusoc.13.2.2022.03
Jackson, L. (2023). Rethinking education for the new normal: Formal versus informal and nonformal education and lifelong learning. In International Handbook on Education Development in the Asia-Pacific (pp. 101-117). Singapore: Springer Nature Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-19-6887-7_6
Kalenda, J., & Kočvarová, I. (2022). Participation in non-formal education in risk society. International Journal of Lifelong Education, 41(2), 146-167. https://doi.org/10.1080/02601370.2020.1808102
Kaplún, M. (1983). La Comunicación Popular ¿Alternativa válida? Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, 0(7), 40-43. https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i7.1736
López González, Y. Y. (2023). Aptitud digital del profesorado frente a las competencias TIC en el siglo XXI: una evaluación de su desarrollo. Región Científica, 2(2), 2023119. https://doi.org/10.58763/rc2023119
Martín-Barbero, J. (1989). Identity, communication and modernity in Latin America. https://doi.org/10.26439/contratexto1989.n004.1915
Martín-Barbero, J. (2006). Jóvenes: comunicación e identidad. Pensar Iberoamérica 10. https://red.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/biblioteca/081011.pdf
Miranda, V. M. (2022). Estrategia de una nueva pedagogía en la Educación Superior. La educación expandida en la Educación Superior. Human Review 11(5). https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.3869
Montes de Oca Rojas, Y., Barros Bastidas, C. y Castillo Cabeza, S. (2022). Metodología de investigación en emprendimiento: Una estrategia para la producción científica de docentes universitarios. Revista de Ciencias Sociales (Ve) XXVIII (2), 381-390. https://produccioncientificaluz.org/index.php/rcs/article/view/37945/41872
Ossa Taborda, E., y Barón Velandia, B. (2024). Challenges in Making Inclusive and Comprehensive Public Policy on Ethno-educational Processes. Telos. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 26(3), 993-1005. https://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/3287
Plaza Zuniga, J., & Campuzano, C. (2022). Thought, Law of Origin and town construction in the Kogui and Kankuamo peoples of the Sierra Nevada de Santa Marta, Colombia. ANTHROPOS, 117(1), 177-186.
Red de Comunicaciones Popular. (30 de octubre de 2020). Diseños muiscas. Educación en Ubumux [Archivo de video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=TJ1X0I4YdYg
Rodríguez Pérez, J. A., Guerrero Godoy, R. S., Varon Arciniegas, V., & Baron Velandia, B. (2021). Transformaciones de las prácticas pedagógicas de los profesionales no licenciados. Revista Educare- UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 25(1), 174–200. https://doi.org/10.46498/reduipb.v25i1.1458
Sánchez Castillo, V., Pérez Gamboa, A. J., & Gómez Cano, C. A. (2024). Trends and evolution of Scientometric and Bibliometric research in the SCOPUS database. Bibliotecas. Anales de Investigacion, 20(1), 1-22. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9740327
Simac, J., Marcus, R., & Harper, C. (2021). Does non-formal education have lasting effects? Compare: A Journal of Comparative and International Education, 51(5), 706-724. https://doi.org/10.1080/03057925.2019.1669011
Souto‐Otero, M. (2021). Validation of non‐formal and informal learning in formal education: Covert and overt. European Journal of Education, 56(3), 365-379. https://doi.org/10.1111/ejed.12464
Uribe Zapata, A. (2019). Educación expandida en clave formal y no formal: una revisión de la literatura académica. Boletín REDIPE, 8(9), 128-144. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/817
Velásquez Aponte, D.. (2022). De los aprendizajes invisibles a los recursos impalpables. Actualidades Pedagógicas, (78), https://doi.org/10.19052/ap.vol1.iss78.1
Walsh, M. (2010). Multimodal Literacy: What Does It Mean for Classroom Practice? Australian Journal of Language and Literacy, 33, 211-239. https://doi.org/10.1007/BF03651836
Zemos98. (2012). Educación Expandida Edición 11. Zemos98.org. https://www.zemos98.org/eduex/spip.php?article171
Žižek, S. (2014). Acontecimiento. Sexto Piso. http://scielo.org.co/pdf/unph/v32n65/v32n65a17.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estrategia y Gestión Universitaria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.