Diagnóstico das necessidades de formação e proposta do curso: Reforço das competências de investigação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17592666Palavras-chave:
comunicação científica, recuperação da informação, pesquisador científico, docenteResumo
Introdução: as competências de pesquisa são essenciais para a formação de profissionais de saúde, especialmente docentes e pesquisadores, e podem ser desenvolvidas por meio de cursos de capacitação. Objetivo: diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos especialistas e propor um curso de capacitação sobre competências de pesquisa que responda às necessidades identificadas. Método: foi realizada uma investigação exploratória-descritiva, aplicada, experimental e transversal, no período de abril a julho de 2025, na Agência Nacional de Regulação Sanitária (CECMED). Foram aplicados dois questionários por meio da plataforma Google Forms, com o objetivo de identificar as necessidades de aprendizagem dos participantes e os conteúdos do curso. Resultados: 68,42% dos participantes apresentaram nível insuficiente de conhecimento sobre palavras-chave e descritores; e 93,75% apresentaram nível insuficiente de conhecimento sobre o perfil de pesquisa. A partir dos dados obtidos, foi elaborado um sistema de conteúdos, habilidades, objetivos e avaliações por tema. Conclusão: as necessidades de aprendizagem dos participantes foram identificadas com êxito, o que se mostrou útil para o desenho da proposta do curso de fortalecimento das competências de pesquisa.
Downloads
Referências
Álvarez Morales, N. E., & Rodríguez Suárez, A. (2025). Curso: Búsqueda y recuperación de Información científica en fuentes confiables en salud. Universidad Virtual de Salud. https://aulavirtual.sld.cu/course/view.php?id=10557
Aguayo Paul, S. (2025). Diplomado en investigación aplicada y clínica en odontología. Pontificia Universidad Católica de Chile. https://educacioncontinua.uc.cl/programas/diplomado-en-investigacion-aplicada-y-clinica-en-odontologia/
Asociación Argentina de Farmacia y Bioquímica Industrial. (2025). Diplomatura en asuntos regulatorios en Argentina. SAFYBI https://safybi.org/diplomaturas/20251031/
Baute Álvarez, L.M., Iglesias León, M. & Navales Coll, M.A., (2022). La formación investigativa de los profesores universitarios y su importancia para el desempeño docente. Revista Universidad y Sociedad, 14(4), 306-312. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000400306
Bhatt, R. K. & Snehasish, P. (2025). The Role of ORCID in Advancing Authorship, Research Visibility, and Institutional Integration in the Digital Knowledge Ecosystem. Annals of Library and Information Studies, 72(3), 315-322. https://doi.org/10.56042/alis.v72i3.20362
Castro Rodríguez, Y. (2021). Revisión sistemática sobre los instrumentos para medir las competencias investigativas en la educación médica superior. Rev. Habanera de Ciencias Médicas, 20(2), e3773. https://revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/3773
Castro-Rodríguez, Y. A., Flores-Fraile, J., & Peña-Soto, C. (2025). Oportunidades y desafíos durante la formación investigativa en la educación odontológica. Rev. Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 36. https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/2667
Cruz Pérez, M. A., & Pozo Vinueza, M. A. (2020). Contenido científico en la formación investigativa a través de las TIC en estudiantes universitarios. E-Ciencias de la Información, 10(1), 136-158. http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1659-41422020000100136&lng=en
Contreras, N. y Espinoza, N. (2021). Coincidencia entre palabras clave y descriptores en ciencias de la salud en las publicaciones científicas odontológicas venezolanas. IDEULA, (2), 6-29. https://doi.org/10.53766/IDEULA/2021.01.06.01
Espinoza Barreiro, S. G., Sanmartín Matute, N. B., & Mendoza Espinoza, S. A. (2024). Competencias específicas del docente en ciencias de la salud: Revisión sistemática. Rev. Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 5(1), 2513-2527. https://doi.org/10.56712/latam.v5i1.1778
Estrella López, B. C., Aguilar Berrezueta, R. J., y Machuca Vivar, S. A. (2025). La formación de profesionales de la salud: retos y oportunidades en la era tecnológica y global. Conrado, 21(102), e4321. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/4321
García Trujillo, Y., Lombillo Rivero, I., & Aguilar Hernández, I. (2025). Factores que influyen en la motivación doctoral en Ciencias Médicas de Mayabeque. Medimay, 32, e2698. https://medimay.sld.cu/index.php/rcmh/article/view/2698
Germán Reyes, N. C., Sarría Stuart, A., Carrera Martínez, V., y Gómez Sarría, A. (2024). Consideraciones sobre ética y tecnologías de la información y la comunicación en contextos educativos. Conrado, 20(101), 568-578. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v20n101/1990-8644-rc-20-101-568.pdf
González-Muñoz, S., Sánchez-Padilla, M. L., & Hernández-Benítez, R. (2023). Árbol de problemas como base en la investigación. Educación y Salud, 12(23), 125-129. https://doi.org/10.29057/icsa.v12i23.11153
Gómez Cárdenas, R., Fuentes Penna, A., & Castro Rascón, A. (2024). El Uso Ético y Moral de la Inteligencia Artificial en Educación e Investigación. Ciencia Latina, 8(5), 3243-3261. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i5.13801
Guruge, D. B., Kadel, R., & Halder, S. J. (2021). The State of the Art in Methodologies of Course Recommender Systems: A Review of Recent Research. Data, 6(2), 18. https://doi.org/10.3390/data6020018
Hernández Barbosa, R., y García Martínez, A. (2025). Competencias de los profesionales del siglo XXI: una mirada integral. Academia y virtualidad, 18(2), 81–98. https://doi.org/10.18359/ravi.7587
Hernández Martínez, D., Aroche Carvajal, A. & Fernández Palenzuela, R. (2025). Consideraciones teóricas sobre la capacitación docente en el contexto internacional y nacional (Revisión). ROCA. Revista Científico-Educacional de la provincia Granma. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/3008/6326
Jesus, J. B., Siega, M. S., Jacaban, G. T., Sambrana, G., & Patalinghug, D. Y. (2025). Future of Artificial Intelligence (AI) in academic research: A framework. Ho Chi Minh City Open University Journal of Science-Social Sciences, 16(5), 1-18. https://doi.org/10.46223/HCMCOUJS.soci.en.16.5.4282.2026
Jha, S. K., Karmani, P., Deshmukh, P., & Shingne, R. C. (2025). Medical students views on continuous internal assessment. South Eastern European Journal of Public Health, 3019–3024. https://doi.org/10.70135/seejph.vi.5604
Márquez-Valdés, A., Delgado-Farfán, S., & Acosta-Bandomo, R. (2023). La evaluación de la formación investigativa en la educación superior. Revista Electrónica Educación y Pedagogía, 7(12), 45-55. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog23.0507120
Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente (CITMA) (2024). Resolución 171/2023 “Reglamento para la categorización de investigadores”. Gaceta Oficial de la República de Cuba, GOC-2024-28-O7. https://www.gacetaoficial.gob.cu/es/resolucion-171-de-2023-de-ministerio-de-ciencia-tecnologia-y-medio-ambiente
Mitchell, S., Jaccard, E., Schmitz, F. M., von Känel, E., Collombet, P., Cornuz, J., Waeber, G., Guessous, I., & Guttormsen, S. (2022). Investigating acceptability of a training programme in precision medicine for frontline healthcare professionals: a mixed methods study. BMC medical education, 22(1), 556. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03613-2
Munoz, B., Minkyoung, K. & Hongwei, Y. (2025). Investigating the Association Between Teacher Burnout and Technology Integration. Journal of Educators Online, 22(2). https://doi.org/10.9743/JEO.2025.22.2.9
Olaseni, V. M. (2025). Evaluating the Impact of Project-Based Learning on Problem-Solving and Innovative Thinking in Technical Education. Journal for Educators, Teachers and Trainers, 16(6), 132-147. https://doi.org/10.47750/jett.2025.16.06.23
Orozco Cazco, G. H., Solís Mazón, M. E., Silva Castillo, J. N., Isin Vilema, M. D., & Humanante Ramos, P. R. (2025). Evaluación de un curso en línea para docentes de Ciencias de la Salud. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 23, e5918. https://revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/5918
Palacios Liberato, L. (2025). La práctica pedagógica como núcleo básico de la investigación, la innovación y las competencias profesionales. Orientación y Sociedad, 25(1), e086. https://doi.org/10.24215/18518893e086
Panizo Bruzón, S. E., Ferrás Mosquera, L. M., & León Acebo, M. (2020). Referentes teóricos de la formación de habilidades investigativas y su interrelación con las profesionales en estudiantes de estomatología. Didáctica y Educación, 11(3), 271–280. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1005
Plasencia Urizarri, T. M., & Almaguer Mederos, L. E. (2022). Competencias informacionales en estudiantes de doctorado del sector de la salud en la provincia Holguín, Cuba. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 21(2), e4414. https://revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/4414
Portuondo Sánchez, C., & Álvarez Rodríguez, Y. (2018). Curso virtual regional sobre regulaciones de dispositivos médicos en la autoridad reguladora. CECMED. Convención Internacional de Salud, Cuba Salud 2018. http://convencionsalud2018.sld.cu/index.php/connvencionsalud/2018/paper/viewDownloadInterstitial/1331/481
Pupo Ávila, N. L., Alemañy Pérez, E., Oramas González, R., & Hechavarría Toledo, S. (2025). Desempeño profesional del especialista en Medicina General Integral en Promoción de Salud. Revista Cubana de Medicina General Integral, 41, e1895. https://revmgi.sld.cu/index.php/mgi/article/view/1895
Reyes Fernández, Y. (2023). La motivación como elemento del clima organizacional en la Universidad de Ciencias Médicas. Medimay, 30(3), 255-258. https://medimay.sld.cu/index.php/rcmh/article/view/2488
Rodríguez Lora, H., García Batista, G. A., & Addine Fernández, F. (2019). Una mirada a la formación investigativa en la medicina desde el doctorado. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0138-65572019000400017&lng=es
Romaní Romaní, F. R., Wong Chero, P., & Gutiérrez, C. (2022). Formation of scientific research competences based on curriculum design in a human medicine faculty. Anales de la Facultad de Medicina, 83(2), 139-146. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v83i2.21996
Sánchez Soriano, J. J. (2021). Investigación, comunicación y universidad. Salamanca: Comunicación Social. IC Revista Científica de Información y Comunicación, (17). https://icjournal-ojs.org/index.php/IC-Journal/article/view/587
Sociedad de Bioquímica y Biología Molecular de Chile. (2017). Diplomado en política de medicamentos. Universidad San Sebastián. http://www.sbbmch.cl/wp-content/uploads/2017/04/BROCHURE-DIPLOMADO-EN-POLÍTICA-DE-MEDICAMENTOS-byn.pdf
Zavala Baque, D. L., Morán Lozano, N. S., Intriago Terán, A. B. & Ávila Parrales, R. A. (2025). Flexibilidad curricular y su impacto en el desarrollo de competencias transversales en la Educación Superior. Serie Científica de la Universidad de las Ciencias Informáticas, 18(1), 95-109. http://scielo.sld.cu/pdf/sc/v18n1/2306-2495-sc-18-01-95.pdf
Zhaksylyk, A., Zimba, O., Yessirkepov, M., & Kocyigit, B. F. (2023). Research Integrity: Where We Are and Where We Are Heading. Journal of Korean medical science, 38(47), e405. https://doi.org/10.3346/jkms.2023.38.e405
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estrategia y Gestión Universitaria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.















