Experiências e desafios no exercício da tutoria em programas de formação de graduação e pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021704%20

Palavras-chave:

tutor, tutorado, técnicas, ferramentas, ensino superior

Resumo

Introdução: a tutoria torna-se um assunto crucial nas condições atuais em todos os sistemas de ensino, especialmente no Ensino Superior Cubano. É indispensável a presença de um tutor, que permite uma formação mais integral e personalizada para os estudantes. Contar com um profissional preparado para essa função é um dos atributos que caracterizam este setor. Objetivo: fundamentar o papel do tutor nos programas de formação de graduação e pós-graduação no Sistema de Ensino Superior, bem como os desafios que essa atividade enfrenta nas condições atuais. Método: para isso, foram utilizados métodos teóricos e empíricos, que contribuíram para fundamentar o papel do tutor, tanto no componente acadêmico, laboral e investigativo, quanto na vida das instituições educativas. Resultados: como resultado essencial, apresenta-se a técnica "Com todos e para o bem de todos", que, por meio da implementação de suas três fases, oferece acompanhamento sistemático ao tutorado. Conclusão: nesse sentido, evidencia-se o desenvolvimento de habilidades na prática investigativa, contribuindo para um processo de formação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Academia Real de la Lengua Española (2021). Definición de Tutoría. Diccionario. http://dle.rae.es

Alcántara, A. (1990). Consideraciones sobre la Tutoría en la Enseñanza Universitaria. Revista Perfiles Educativos, CISE-UNAM, (49-50), 51-55. https://www.google.com/search?q=Consideraciones+sobre+la+Tutor%C3%ADa+en+la+Ense%C3%B1anza+Universitaria.+Revista+Perfile

Alvarez, O. H., Salazar, D. A. R., Lombana, V. D. C. V., Ossa, P. A. S., & Benjumea, J. M. (2022). La enseñanza virtual en el contexto de la cultura académica universitaria: Una aproximación a los procesos de tutoría y acompañamiento. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (65), 31-65. https://www.redalyc.org/journal/1942/194269912003/194269912003.pdf

Angulo Moreno, A. D. J. (2021). Indicadores de la tutoría integral desde la percepción de los estudiantes de universidades públicas de México. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(2). https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=

Barrantes, R. (1999). Paradigmas de la Investigación Científica. Capítulo III. En: Investigación un camino al conocimiento, un enfoque cualitativo y cuantitativo. Editorial EUNEC. https://buenastareas.com

Capelari, M. I. (2009). Las configuraciones del rol del tutor en la universidad argentina: aportes para reflexionar acerca de los significados que se construyen sobre el fracaso educativo en la educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, (49), 1-10. https://rieoei.org

Carpio, A., & Guerra, L. M. (2008). Una experiencia de asesoramiento colaborativo como estrategia de apoyo a los profesores para la implementación de un programa de tutorías universitarias. Revista de currículum y formación del profesorado, 12 (1), 1-10. http://www.ugr.es/local/recfpro/rev121COL12.pdf

Castaño, E., Blanco, A., & Asencio, E. (2012). Competencias para la tutoría: Experiencia de formación con profesores universitarios. Revista de docencia universitaria, 10 (2), 193-210. http://redu.net/redu/index.php/REDU/article/view/385

Cepeda, R. (2011). Manual de Tutorías del Tecnológico de Estudios Superiores de Coacalco. TESCoatl, 13, (31), 1-45.https://studylib.es/doc/7570777/manual-de-tutor%C3%ADas---tecnol%C3%B3gico-de-estudios-superiores-de

Comisión Económica para América Latina [CEPAL] (2016). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible. Una oportunidad para América Latina y el Caribe. www.cepal.org/es/suscripciones

Corral Iñigo, A., & Pardo de León, P. (2007). Psicología Evolutiva I. Volumen I. Introducción al Desarrollo. Editorial UNED. https://iberlibro.com

De la Torre-Laso, J. (2019). La retroalimentación evaluativa o feedback para los trabajos en grupo como estrategia de acción tutorial en la universidad. Revista Educación, 43(1), 1-18. https://www.redalyc.org/journal/440/44057415042/44057415042.pdf

Di Vita, A., Daura, F., & Montserrat, M. I. (2021). La tutoría universitaria entre Latinoamérica y Europa: el caso de la Universidad Austral (Argentina) y el de la Universidad de Estudios de Palermo (Italia). Revista panamericana de pedagogía, (31). https://doi.org/10.21555/rpp.v0i31.2123

Díaz Barriga, F., & Hernández Rojas, G. (2010). Estrategias Docentes para un Aprendizaje Significativo. Una Interpretación Constructivista. Mc Grew Hill.

García, J. L. A. (2019). La tutoría universitaria como práctica docente: fundamentos y métodos para el desarrollo de planes de acción tutorial en la universidad. Pro-Posições, 30, e20170038. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0038

Latapí, P. (2011). La enseñanza tutorial: elementos para una propuesta orientada a elevar la calidad. Revista ANUIES. 68 S1A1ES, 1-9 http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/revista/Revista68_S1A1ES.pdf

Manuel Benites, R. (2020). El papel de la tutoría académica para elevar el rendimiento académico de los estudiantes universitarios. Conrado, 16(77), 315-321. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1990-86442020000600315&script=sci_arttext&tlng=en

Martínez Clares, P., Pérez Cusó, J., González Morga, N., González Lorente, C., & Martínez Juárez, M. (2020). La Tutoría universitaria vista por sus alumnos: Propuestas de mejora. Revista de la educación superior, 49(195), 55-72. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-27602020000300055&script=sci_arttext

Mesa Vázquez, J., Parra Álvarez, M., & Cedeño Marcillo, G. E. (2021). Entorno de tutoría virtual: una alternativa para dinamizar los procesos de investigación científica. Conrado, 17(83), 250-258. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1990-86442021000600250&script=sci_arttext&tlng=en

Partido Comunista de Cuba [PCC], (2016). Lineamientos de la Política Económica y Social del Partido y la Revolución. Editora Política.

Pérez Gamboa, A. J. (2022). La orientación educativa universitaria en Cuba: situación actual en la formación no pedagógica. Revista Conrado, 18(89), 75-86. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2707

Pérez Gamboa, A. J., García Acevedo, Y., García Batán, J., & Raga Aguilar, L. M. (2023b). La configuración de proyectos de vida desarrolladores: Un programa para su atención psicopedagógica. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 23(1), 1-35. https://doi:10.15517/aie.v23i1.50678

Pérez Gamboa, A., García Acevedo, Y., & García Batán, J. (2019). Proyecto de vida y proceso formativo universitario: un estudio exploratorio en la Universidad de Camagüey. Transformación, 15(3), 280-296. http://scielo.sld.cu/pdf/trf/v15n3/2077-2955-trf-15-03-280.pdf

Pérez-Gamboa, A. J., Rodríguez-Torres, E., & Camejo-Pérez, Y. (2023a). Fundamentos de la atención psicopedagógica para la configuración del proyecto de vida en estudiantes universitarios. Educación Y Sociedad, 21(2), 67–89. https://doi.org/10.5281/zenodo.7979972

Yon Guzmán, S. E., & Hernández Marín, G. D. J. (2019). Tutoría en la educación superior: análisis de la percepción de profesionales y estudiantes en una universidad pública. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 9(18), 717-747. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=

Publicado

2023-06-08

Como Citar

Vila Pérez, O. L. (2023). Experiências e desafios no exercício da tutoria em programas de formação de graduação e pós-graduação. Estrategia Y Gestión Universitaria, 11(1), 1–14. https://doi.org/10.5281/zenodo.8021704

Edição

Seção

Artículo de investigación científica y tecnológica