Gestão e Governança. Formação de Gestores Acadêmicos na Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021139%20

Palavras-chave:

gestores, gestão, formação, universidade

Resumo

Introdução: a formação está relacionada com a ideia do saber. Hoje, o saber é um produto de consumo e a economia do saber tornou-se um mecanismo indispensável da potência produtiva. Assim, a formação como tecnologia de produção do saber ganhou valor de demanda e situou-se no centro das políticas de desenvolvimento estratégico de todos os países. Objetivo: demonstrar a importância e a necessidade da formação não apenas dos docentes, mas também dos diretores acadêmicos na universidade. Metodologia: foi realizado um estudo com uma abordagem qualitativa, apoiado na revisão sistemática como principal recurso metodológico. Resultados: o “Plano de Ação CRES 2018-2028” considera a formação de docentes e diretores como um dos eixos estratégicos dos objetivos da Agenda 2030. Conclusão: Nos marcos atuais, é uma tarefa imperativa alcançar o vínculo reforçado entre os processos de gestão e governança, pois ao se complementarem, ambos podem alcançar resultados com um maior percentual de efetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abarca Infa, S., García González, M., & Ortiz Bautista, R. A. (2021). El liderazgo directivo en la gestión de conflictos de instituciones educativas. Atenas, 2(54), 172–188. https://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/79

Agenda 2030 (2015). Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Resolución Aprobada por la Asamblea General el 25 de setiembre de 2015. Septuagésimo período de Sesiones. Naciones Unidas

Arévalo Coronel, J. P., & Juanes Giraud, B. Y. (2022). La formación de competencias desde el contexto latinoamericano. Revista Universidad y Sociedad, 14(1), 517-523. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2218-36202022000100517&script=sci_arttext&tlng=en

Aristizabal, P., Gómez-Pintado, A., Ugalde, A. I., & Lasarte, G. (2018). La mirada coeducativa en la formación del profesorado. Revista complutense de educación, 29(1), 79-95. http://dx.doi.org/10.5209/RCED.52031

Bächler Silva, R., Meza Fernández, S., Mendoza, L., & Poblete Christie, O. G. (2020). Evaluación de la formación emocional inicial docente en Chile. Revista de estudios y experiencias en educación, 19(39), 75-106. http://dx.doi.org/10.21703/rexe.20201939bachler5

Bastías-Bastías, L. S., & Iturra-Herrera, C. (2022). La formación inicial docente en Chile: Una revisión bibliográfica sobre su implementación y logros. Revista Electrónica Educare, 26(1), 229-250. http://dx.doi.org/10.15359/ree.26-1.13

Benavides León, C. A., & López Rodríguez, N. M. (2020). Retos contemporáneos para la formación permanente del profesorado universitario. Educación y educadores, 23(1), 71-88. https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.1.4

Checa, D., & Bustillo, A. (2020). A review of immersive virtual reality serious games to enhance learning and training. Multimedia Tools and Applications, 79(9), 5501-5527. https://doi.org/10.1007/s11042-019-08348-9

Chumacero Vega, C. H., & Carrión Barco, G. (2021). Modelo educacional hacia un liderazgo directivo. Conrado, 17(79), 114-119. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1990-86442021000200114&script=sci_arttext&tlng=en

Corahua Salcedo, L. F., & García González, M. (2022). La formación de directivos en la universidad desde la concepción teórica como alternativa. Transformación, 18(1), 37-52. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2077-29552022000100037&script=sci_arttext

CRES. (2018). Plan de Acción CRES 2018-2028. III Conferencia Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe. “Objetivos de Desarrollo Sostenible. Educación (ODS) 2030”. Argentina.

Dussel, I. (2020). La formación docente y los desafíos de la pandemia. Revista Científica EFI· DGES, 6(10). https://dges-cba.edu.ar/wp/wp-content/uploads/2020/08/Dussel.pdf

Espada, J. S., López, S. M., Durán, P. B., & de las Vacas, G. L. P. (2018). Educación y formación en emprendimiento social: características y creación de valor social sostenible en proyectos de emprendimiento social. REVESCO: revista de estudios cooperativos, (129), 16-38. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6755027

Fernández, A. R., Tapia, F. L., Fernández, R. A., & Gómez, G. Á. (2018). Perfeccionamiento de la formación en legislación universitaria de directivos académicos de la educación superior en Ecuador. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, VI (1), 1 – 22. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/509

Gajardo-Asbún, K. P. (2019). Estado del arte sobre identidad docente: investigación de experiencias de profesores en formación y en ejercicio. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 10(18), 79-93. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2448-85502019000100079&script=sci_arttext

González, B. M. (2016). La categoría formación. En Tania Ortiz Cárdenas y Teresa Sanz Cabrera (coords.), Visión pedagógica de la formación universitaria actual. Editorial UH.

González-Pérez, L. I., & Ramírez-Montoya, M. S. (2022). Components of Education 4.0 in 21st century skills frameworks: systematic review. Sustainability, 14(3), 1493. https://doi.org/10.3390/su14031493

Guzmán, Y. (2017). Metodología para la determinación de competencias de gestión de Profesor Principal de Año Académico en las instituciones de educación superior cubanas. [Tesis Doctoral, Universidad de La Habana].

Komalasari, K., & Saripudin, D. (2018). The Influence of Living Values Education-Based Civic Education Textbook on Students' Character Formation. International Journal of Instruction, 11(1), 395-410. https://eric.ed.gov/?id=EJ1165225

León Castillo, Y., Reiné Herrera, Y., & Aguilar Aguilera, M. J. (2018). La formación de profesionales universitarios en Cuba: exigencias del siglo XXI. Atenas, 1(45), 51–68. https://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/356

León Castillo, Y., Reiné Herrera, Y., & Charbonell Martel, M. E. (2019). Una mirada a la formación de profesionales universitarios que demanda el siglo XXI en Cuba. Revista Cubana de Educación Superior, 38(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0257-43142019000100011&script=sci_arttext&tlng=en

Marchesi, A. (2010). Un proyecto Iberoamericano para transformar la educación en la década de los bicentenarios. Publicación de Metas Educativas 2021. Propuestas Iberoamericanas y análisis Nacional. V Foro Latinoamericano de Educación 2010. Fundación Santillana. Buenos Aires, Argentina.

Marrero Acosta, J. E., & Sosa Alonso, J. J. (2020). Apuntes para una teoría de la formación. Revista Qurriculum, 33, 15-30. https://doi.org/10.25145/j.qurricul.2020.33.02

Martínez R. (2000). Evaluación de la Gestión Universitaria. Informe preparado para la Comisión Nacional de Evaluación y acreditación Universitaria CONEAU. Argentina.

Martínez, M. F. C., José, R. M. M., Lema, L. E. C., & Andrade, L. C. V. (2019). Formación por competencias: Reto de la educación superior. Revista de Ciencias Sociales (Ve), 25(1). https://www.redalyc.org/journal/280/28059678009/28059678009.pdf

Martínez-Iñiguez, J. E., Tobón, S., & Soto-Curiel, J. A. (2021). Ejes claves del modelo educativo socioformativo para la formación universitaria en el marco de la transformación hacia el desarrollo social sostenible. Formación universitaria, 14(1), 53-66. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062021000100053

Medina Peña, R., Franco Gómez, M. D. C., Gallo González, M. E., & Torres de Cádiz Hernández, A. (2019). El desarrollo de la creatividad en la formación universitaria. Revista Cubana de Medicina Militar, 48. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0138-65572019000500007&script=sci_arttext&tlng=en

Mentado, T., & Rodríguez, J. (2013). Caso práctico de la formación de Directivos en contextos universitarios. Universidad de Barcelona.

Nichols, S., & Stahl, G. (2019). Intersectionality in higher education research: A systematic literature review. Higher Education Research & Development, 38(6), 1255-1268. https://doi.org/10.1080/07294360.2019.1638348

Oliveira, E. S., de Castro Gonçalves, R. C., Muller, F. H. L., da Conceição Oliveira, S. R., & Nascimento, D. (2020). Integrated human formation: guiding category of professional and technological education. Brazilian Journal of Development, 6(7), 46664-46670. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-340

Pacheco, R. J. P., Miranda, L. C. B., & Enríquez, N. R. O. (2020). El conductismo en la formación de los estudiantes universitarios. Revista EDUCARE-UPEL-IPB-Segunda Nueva Etapa 2.0, 24(1), 117-133. https://doi.org/10.46498/reduipb.v24i1.1229

Pulido, J. R., Perera, M. V. A., & Rodríguez, J. A. (2016). Formación de gestores universitarios en Argentina, Chile, Ecuador, Perú, Uruguay y Venezuela. Calidad en la Educación Superior, 7(1), 284-300. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5580910.pdf

Ramos Acosta, L. (2019). Reflexiones sobre la formación de docentes de lengua extranjera en Colombia. Revista Boletín Redipe, 8(7), 61–72. https://doi.org/10.36260/rbr.v8i7.777

Ramos Díaz, R., López Collazo, Z. S., & García González, M. (2022). La superación profesional de directivos en la modalidad a distancia: Reflexiones desde la experiencia. Referencia pedagógica, 10(1), 14-24. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2308-30422022000100014&script=sci_arttext&tlng=en

Ricardo, J. E., Rosado, V. M. V., Fernández, J. P., & Martínez, S. M. (2020). Importancia de la investigación jurídica para la formación de los profesionales del Derecho en Ecuador. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/2250

Robles Pihuave, A. (2019). La formación del pensamiento crítico: habilidades básicas, características y modelos de aplicación en contextos innovadores. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuSo), 4(2), 15-27. https://doi.org/10.33936/rehuso.v4i2.2128

Rodríguez Fiallos, J. L., Navarrete Pita, Y., & Holguín Arias, R. D. (2018). Una didáctica para el desarrollo de las competencias investigativas del profesional en formación inicial y permanente. Revista Cubana de Educación Superior, 37(1), 162-170. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0257-43142018000100012&script=sci_arttext

Rodríguez Jiménez, A., Miqueli Rodríguez, B., & Dávila Valdés, Y. (2021). Identificación de necesidades de formación continua del profesorado ante las demandas educativas del siglo XXI. Actualidades Investigativas en Educación, 21(1), 284-317. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i1.44073

Rodríguez Torres, E. (2022). El proceso de formación del liderazgo en dirigentes estudiantiles universitarios. Opuntia Brava, 14(3), 27-37. https://acortar.link/Bj2Z85

Rodríguez-Torres, E., Pérez-Gamboa, A. J. & Camejo-Pérez, Y. (2023). Formación del liderazgo distribuido en los estudiantes de la carrera Gestión Sociocultural para el Desarrollo. Atenas, (61), e10942, 1-13. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/778

Roman-Acosta, D., Caira-Tovar, N., Rodríguez-Torres, E., & Pérez Gamboa, A. J. (2023). Effective leadership and communication strategies in disadvantaged contexts in the digital age. Salud, Ciencia Y Tecnología - Serie De Conferencias, 2, 532. https://doi.org/10.56294/sctconf2023532

Ruiz, M. (2018). La sociedad de la información y el conocimiento: desafíos para la educación superior en América Latina y el Caribe, Cuba-Cátedra UNESCO en Gestión de Información. Colección CRES 2018. Córdoba, Argentina.

Sagredo, A. V., & Coatt, J. (2018). El Paradigma socio crítico y su contribución al Prácticum en la Formación Inicial Docente. Santiago. Chile: Facultad de Educación Universidad Católica de la Santísima. 1-24. http://innovare.udec.cl/wp-content/uploads/2018/08/Art.-5-tomo-4.pdf

Saloviita, T. (2020). Attitudes of teachers towards inclusive education in Finland. Scandinavian journal of educational research, 64(2), 270-282. https://doi.org/10.1080/00313831.2018.1541819

Sandí Delgado, J. C., & Sanz, C. V. (2020). Juegos serios para potenciar la adquisición de competencias digitales en la formación del profesorado. Revista educación, 44(1), 471-489. https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.37228

Stuardo, G. M., Amenábar, J., & Valdebenito, M. J. (2019). Formación de directivos escolares en Chile: situación actual, evolución y desafíos de su oferta. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 17(2), 43-65. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6908669

Troitiño Díaz, D. M. (2021). La superación profesional de los directivos y reservas en las escuelas ramales. Referencia Pedagógica, 9(2), 247-258. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2308-30422021000200247&script=sci_arttext&tlng=en

Varona Domínguez, F. (2021). La formación universitaria integradora y activa: características básicas. Revista Cubana de Educación Superior, 40(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0257-43142021000200003&script=sci_arttext

Wang, P., Wu, P., Wang, J., Chi, H. L., & Wang, X. (2018). A critical review of the use of virtual reality in construction engineering education and training. International journal of environmental research and public health, 15(6), 1204. https://doi.org/10.3390/ijerph15061204

Zepeda-Hurtado, M. E., Cardoso-Espinosa, E. O., & Rey-Benguría, C. (2019). El desarrollo de habilidades blandas en la formación de ingenieros. Científica, 23(1), 61-67. https://www.redalyc.org/journal/614/61458265007/61458265007.pdf

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Corahua Salcedo, L. F., & García González, M. (2023). Gestão e Governança. Formação de Gestores Acadêmicos na Universidade. Estrategia Y Gestión Universitaria, 11(1), 1–13. https://doi.org/10.5281/zenodo.8021139

Edição

Seção

Artículo de revisión