Atenção aos professores de Havana formados como médicos na Universidade Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8021295%20%20%20Palavras-chave:
treinamento de doutorado, processo, atenção, estratégia, qualidadeResumo
Introdução: a formação de profissionais bem preparados para responder às altas exigências do cenário nacional e internacional está entre os desafios que os sistemas educacionais devem enfrentar. Objetivo: socializar uma estratégia para a atenção aos docentes do território habanero que estão se formando como doutores na Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona. Método: foi realizado um estudo misto, abordando precisões teórico-metodológicas que sustentaram a estratégia, os elementos estruturais que a compunham, assim como os resultados iniciais que mostraram sua viabilidade e possibilidades reais de aplicação. Resultados: a comunidade de docentes de Havana, apesar de contar com o maior número de doutores em comparação com outras províncias, é insuficiente no número de docentes que alcançaram esse grau científico, considerando o potencial existente. Conclusão: uma das tarefas mais importantes das instituições educacionais é elevar o nível científico de seus corpos docentes, para contar com professores altamente qualificados e contribuir para a solução dos problemas educacionais por meio da investigação, o que justifica o atual foco na formação doutoral no setor da educação em Cuba.
Downloads
Referências
Academia de Ciencias de Cuba (ACC) (2021). Sistematización de ideas del presidente de la República de Cuba, sobre la formación doctoral. Encuentros con académicos. Academia de Ciencias de Cuba.
Bonilla, L., Sarguera, E., Pedroso, O., & López, S. (2011). Educación Universitaria para el siglo XXI. Centro Internacional Miranda.
Carbonell, J., Valle, A., & García, W. (2016). La dirección. La dirección en educación. Sus características. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas
Castillo, M., Rojas, J., & Yépez, A. (2023). Perspectivas y retos de la formación doctoral en América Latina. Universidad Central de Ecuador. Retos a la ciencia, 7 (14). https://www.retosdelacienciaec.com/Revistas/index.php/retos/article/view/453
Castro, F. (1991). Discurso pronunciado en la clausura del evento científico con motivo del XXX Aniversario de la Academia de Ciencias de Cuba. Ediciones Políticas.
Consejo de Estado de la República de Cuba (CERC). (2019). Decreto-Ley No. 372 del Sistema Nacional de Grados Científicos. Ministerio de Justicia. Gaceta Oficial. GOC-2019-772-O65
Consejo de Ministros de la República de Cuba (CMRC). (2019). Acuerdo sobre la capacitación, superación y posgrado de especial interés estatal. Consejo de Ministros. Gaceta Oficial. GOC-2019-773-O65
Deler, G. (2019). Proyecto Gestión científica en el desarrollo educativo local y comunitario, (Resolución 52/2021). Ministerio de Educación
Díaz-Canel, M. (2022). Gestión de gobierno basada en la ciencia e innovación: avances y desafíos. Conferencia dictada en el Congreso Internacional Universidad 2022. Ministerio de Educación Superior
Espinosa, M. (2019). Reflexiones sobre los desafíos que enfrenta hoy la humanidad, principales problemas del mundo actual. Entrevista concedida al Periódico Granma, al cierre de su visita a Cuba. Diario Granma.
Fuentes, O. (2016). Polémica actual acerca de la estrategia y su elaboración como resultado científico. Material en soporte electrónico. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona.
Fukuda, K. (2020). Science, technology and innovation ecosystem transformation toward society 5.0. International journal of production economics, 220, 107460. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2019.07.033
Garcés, M., & Santoya, Y. (2013). La formación doctoral: expectativas y retos desde el contexto colombiano. educ.educ. 16 (2), 283-294. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-12942013000200005&lng=en&nrm=iso
ICCP-UCPEJV (2021). Programas de Formación Doctoral en Ciencias de la Educación. Soporte digital. La Habana, Cuba: Instituto Central de Ciencias Pedagogas y Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona.
Martínez, L. A., Ramos, A. E., & Salgado, G. (2019). La formación doctoral. Una necesidad en la transformación del claustro de profesores de Ciencias Médicas de Granma. Revista Multimed. 23 (4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1028-48182019000400872&script=sci_arttext&tlng=pt
Mateus, A. J. (2021), La atención a los estudiantes universitarios angolanos que se forman en Cuba. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona].
Mateus, A. J., González, D., & Carbonell, J. (2022). Estrategia educativa para la atención a los estudiantes universitarios angolanos que se forman en Cuba. CEPES. UH.
Ministerio de Educación Superior (MES). (2019). Resolución No. 139 /2019. La Habana: Ministerio de Educación Superior. Gaceta Oficial. GOC-2019-775-O65
Ministerio de Educación Superior (MES). (2020). Resolución No. 3 / 2020. La Habana: Ministerio de Educación Superior. CNGC
Morales Torres, M., Cárdenas Zea, M. P., Morales Tamayo, Y., Bárzaga Quesada, J., & Campos Rivero, D. S. (2021). Las tecnologías de la información y comunicación en la gestión del conocimiento. Revista Universidad y Sociedad, 13(3), 128-134. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2218-36202021000300128&script=sci_arttext
Partido Comunista de Cuba (PCC) (2021). Documentos VIII Congreso. Lineamientos de la Política Económica y Social del Partido y la Revolución para el período 2021-2026. La Habana, Cuba: Artes Gráficos Federico Engels.
Quiroz, L. A. (2021). Movilidad académica internacional y formación doctoral. Un acercamiento desde e la visión de los coordinadores. Revista mexicana de investigación educativa (RMIE), 26 (91). https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-66662021000401007&script=sci_arttext
Ramos Díaz, N., & Vidal Borras, E. (2022). Desarrollo de la ciencia y la tecnología en las habilidades del internado rotatorio de Cirugía General. Educación Médica Superior, 36(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0864-21412022000200021&script=sci_arttext&tlng=pt
Ren, S., Hao, Y., Xu, L., Wu, H., & Ba, N. (2021). Digitalization and energy: How does internet development affect China's energy consumption? Energy Economics, 98, 105220. https://doi.org/10.1016/j.eneco.2021.105220
Rodríguez, J. (2018). Estrategia de capacitación. EcuRed Portátil.
Santos-Assán, A. H., Díaz-Pompa, F., Cruz-Aguilera, N., Balseira-Sanamé, Z., & Serrano-Leyva, B. (2021). Economía digital: análisis de la científica encontrada en Sciencedirect entre 2008-2018. Ingeniería Industrial, 42(2), 88-107. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1815-59362021000200088&script=sci_arttext
Smutny, Z., & Vehovar, V. (2020). Social informatics research: Schools of thought, methodological basis, and thematic conceptualization. Journal of the Association for Information Science and Technology, 71(5), 529-539. https://doi.org/10.1002/asi.24280
Useche, J. (2022). La importancia de los doctores en la sociedad. Blog de investigaciones. Cartagena de Indias, Colombia: Universidad Tecnológica de Bolívar.
Valle. A. (2010). La investigación pedagógica. Otra mirada. Editorial Pueblo y Educación.
Zheng, Y., Yang, S., & Cheng, H. (2019). An application framework of digital twin and its case study. Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, 10, 1141-1153. https://doi.org/10.1007/s12652-018-0911-3
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estrategia y Gestión Universitaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.