Articulação universidade-empresa para desenvolver inovação – caso de uma universidade privada e empreendedores na cidade de Encarnación
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8147331Palavras-chave:
ligação universidade, hélice tripla-inovação, universidade-empresaResumo
Introdução: O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia-Paraguai, em seu livro branco, considera inicialmente o Triângulo de Sábato como modelo de vinculação. No entanto, no Paraguai, há pouca vinculação entre o estado, o setor empresarial e as universidades. Objetivo: identificar as inovações desenvolvidas pelos empreendedores ao realizar as diversas atividades de vinculação na universidade, medir o nível de percepção destes para detectar necessidades sobre as ações universitárias e o sentido de pertencimento nas redes de colaboração. Método: o questionário, estruturado com 21 perguntas fechadas, foi aplicado a empreendedores da cidade de Encarnación. Resultados: dois grupos foram formados: na primeira atividade, participaram 8 empreendedores com vinculação (estudantes e graduados); na segunda atividade, participaram 7 empreendedores sem vinculação (empresas externas). Conclusão: as atividades permitiram aderir a redes de contato universitárias, mas os empreendedores externos não tiveram a mesma intenção. A medição das ações realizadas durante o projeto reafirma a necessidade de definir estruturas claras, políticas de vinculação e um sistema de monitoramento com feedback para melhorar as ações de vinculação.
Downloads
Referências
Acuña, P. (1993). Vinculación universidad-sector productivo. Revista de la educación superior, 22(87), 1-15.
Cabrera, R, H., Rodríguez Pérez, B., León González, J. L., & Medina León, A. (2021). Bases y oportunidades de la vinculación universidad-empresa. Revista Universidad y Sociedad, 13 (1), 300-306
Casales, M. y Casas Rosalía. (1998). Un diagnóstico sobre la vinculación Universidad-Empresa. México: Conacyt Anuies.
Castro, C. y Fernández. G. (2020). La innovación y sus protagonistas. Madrid, España: CSIC.
Cohen-Granados, J., Linares-Morales, J., & Briceño-Ariza, L. (2020). Caracterización de la cultura innovativa en la cooperación universidad-empresa. IPSA Scientia, Revista científica Multidisciplinaria, 5(1), 46–53. https://doi.org/10.25214/27114406.963
D’Este, P., Catro, E. y Molas-Gallart, J. (2014). Documento de Base para un Manual de Indicadores de Vinculación de la Universidad con el Entorno Socioeconómico, INGENIO (CSIC-UPV), OCTS y RICYT. https://digital.csic.es/bitstream/10261/132865/1/Manual%20de%20Valencia.pdf
Encuesta de Innovación empresarial (2016). https://www.ine.gov.py/microdatos/Encuesta-de-innovacion-empresarial-del-paraguay.php
Escalante Ferrer, A. E., Torres-Salazar, M. del C., García-Garnica, A. (2020). Indicadores de sustentabilidad en empresas manufactureras y vinculación con instituciones generadoras de conocimiento: estudio de caso. Revista CEA, 6 (12), 29-46. https://doi.org/10.22430/24223182.1601
Esteche, E. y Denis, M. (2020). La educación en I+D+i en Universidades privadas de la ciudad de Encarnación para fomentar la transferencia de conocimiento al sector empresarial. (Tesis de Maestría, Universidad Autónoma de Encarnación).
Esteche, E., Gerhard Wasmuth, Y. & Venialgo Figueredo, M. (2019) Las tradiciones organizacionales, culturales y el financiamiento como factores influyentes en las etapas iniciales y de crecimiento de los emprendimientos en la ciudad de Encarnación. Revista Argentina de Investigación en Negocios, 6(1), 85-96.
González-González, R., Arce-Recalde, J., & Peñate-Santana, Y. (2022). Fracaso empresarial asociado a las habilidades del empresario. Caso enfocado en PYMES de la ciudad de Guayaquil–Ecuador. Portal de la Ciencia, 3(2), 134-144.
Marone, L. y González del Solar, N. (2007). Crítica, creatividad y rigor: vértices de un triángulo culturalmente valioso. Asociación Interciencia. Interciencia, 32 (5); 354-357
Martínez Gil, L., Oyarvide Ibarra, R. T., Rosales Cortés, F. S., & Bustos Gámez, M. M. (2019). Proceso de gestión de la relación universidad-empresa en la Universidad Técnica «Luis Vargas Torres». Mendive. Revista de Educación, 17(3), 373-392.
Mazzitelli, M. G., Zeballos, C. & Blanco, M. (2020). Hacia un análisis multidimensional de las interacciones universidad-sociedad para el bienestar social en Iberoamérica. La Red Multibien. EXPERIENCIAS ACUMULADAS, 59.
Medina, M. E., Gutiérrez González, L., Molina Morejón, V. M., & Barquero Cabrero, J. D. (2016). Sistema de vinculación universidad empresa: validación de su impacto económico y social. Revista Internacional Administración & Finanzas, 9(1), 81-93.
Núñez, J. y García, R. (2017). Universidad, ciencia, tecnología y desarrollo sostenible. Revista Espacios, 38(39). https://www.revistaespacios.com/a17v38n39/17383903.html
Padilla, G. (2002). INTERFAZ – Moa: Experiencia y Perspectiva. Un estudio de caso. (Tesis de doctorado, Universidad de Cienfuegos).
Pérez, C. (2019). Innovación empresarial al servicio de la micro y pequeña empresa nortesantandereana: por la competitividad regional. Económicas CUC, 40(1). 91-104. http://doi.org/10.17981/econcuc.40.1.2019.06
Pompas, A. I. G. y Reyes, S. N. B. (2021). Evaluación del impacto de las relaciones universidad-empresa desde la universidad de las Tunas. EDACUN Comité editorial, 100-106.
Ramírez Domínguez, M. D. J., Reséndiz Ortega, M. & Reséndiz Ortega, M. E. (2017). Metodología de seguimiento de egresados para fortalecer la vinculación de la universidad con la sociedad. Revista global de Negocios, 5(3), 99-111.
Ramírez Salazar, M. y García Valderrama, M. (2010). La Alianza Universidad-Empresa-Estado: una estrategia para promover innovación. Revista EAN, (68), 112-133. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602010000100009&lng=en&tlng=es
Ríos, M. y Perozo, M. (2007). Factores que Inciden en la creación de una unidad de gestión de capital intelectual en el Núcleo LUZ-COL. Revista Venezolana de Análisis de Coyuntura, 13(2):123-148. https://www.redalyc.org/pdf/364/36413207.pdf
Rivera de Parada, A., Rodríguez, M.E. y Navas, V. M. (2002). Diagnóstico de Vinculación Universidad Empresa en el Salvador.
Rueda, I., Acosta, B., & Cueva, F. (2020). Las universidades y sus prácticas de vinculación con la sociedad. Educação & Sociedade, 41.
Torres Salazar, M. del C., Escalante Ferrer, A. E. & García Domínguez, N. A. (2020). Proposal of indicators to measure university linkage: Perspectives of officials in public higher education institutions. Education Policy Analysis Archives, 28, 65. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4333
Valenzuela, A. M. V. y Ocaño, A. D. R. (s/f). La importancia de la investigación y vinculación en el contexto de la educación superior. Ley General de Educación Superior (LGES), 184.
Vázquez, C, M. y Bermeo, K. V. (2021). Vinculación universidad –empresa y su contribución al desarrollo local, caso Universidad Católica de Cuenca. Revista OIDLES, 15 (31).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estrategia y Gestión Universitaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.