Autoavaliação e autorregulação institucional: perspectivas de qualidade para Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10835297Palavras-chave:
qualidade, avaliação institucional, autoavaliação, autorregulaçãoResumo
Introdução: enfrentar as atuais transformações nas diversas áreas da sociedade exige uma educação superior de qualidade. Objetivo: promover o desenvolvimento da qualidade nas Instituições de Ensino Superior através da implementação de sistemas próprios de autoavaliação e autorregulação. Metodologia: foi realizado um estudo descritivo baseado na busca de informações sobre processos de autoavaliação e autorregulação em Instituições de Ensino Superior. Isto permitiu o desenvolvimento de um quadro teórico conceptual e a identificação das principais características da autoavaliação e da autorregulação institucional. Resultados: evidenciou-se que a autoavaliação institucional constitui um compromisso com a melhoria da qualidade educacional; identifica os pontos fortes e fracos da instituição e requer a participação de todos os atores universitários e garante uma avaliação mais completa, comprometida e objetiva. Conclusão: a autoavaliação para fins de melhoria contínua avalia o desempenho institucional. É um processo de formação que envolve todos os atores universitários. A autorregulação representa um processo de revisão constante e sistemático visando a melhoria contínua da qualidade, que estabelece planos de melhoria.
Downloads
Referências
Aguinis, H., Villamor, I., Lazzarini, S. G., Vassolo, R. S., Amorós, J. E., & Allen, D. G. (2020). Conducting management research in Latin America: ¿why and what’s in it for you? Journal of Management, 46(5), 615-636. https://doi.org/10.1177/0149206320901581
Almuiñas, J. L., & Galarza, J. (2014). La dirección estratégica y su contribución al mejoramiento de la calidad en las Instituciones de Educación Superior. En: J.L. Almuiñas y J. Galarza. Dirección estratégica y calidad en la educación superior. Universidad Juárez del Estado de Durango.
Arias, C., Soliverez, C., & Bozzi, N. (2020). El envejecimiento poblacionalen América Latina: Aportes para el delineamiento de políticas públicas. Revista Euro latinoamericana de Análisis Social y Político (RELASP), 1(2), 11-23. https://doi.org/10.35305/rr.v1i2.18
Astaíza-Martínez, A. F., Castillo-Bohórquez, M. I., Rojas-León, G. A., Mazorco-Salas, J. E., & Prieto-Cruz, O. A. (2020). Concepciones sobre ciudadanía en estudiantes y docentes universitarios: convivencia y transformación social. Revista Educación, 44(1), 2215-2644. https://www.scielo.sa.cr/pdf/edu/v44n1/2215-2644-edu-44-01-00345.pdf
Caro, F. E., & Kárpava, A. (2020). La calidad educativa, un análisis desde la violencia en Colombia. Revista espacios, 41(18), 1-11. http://ww.revistaespacios.com/a20v41n18/a20v41n18p27.pdf
Casanova, M. A. (1992). La evaluación, garantía de calidad del centro educativo. Edelvives y Zaragosa.
Contreras Delgado, O. E., & Garibay Rendón, N. G. (2020). Comunicación organizacional: Historia, desarrollo y perspectivas de un concepto en constante construcción en América Latina. Inmediaciones de la Comunicación, 15(2), 43-70. https://doi.org/10.18861/ic.2020.15.2.3018
Damkem Alatorre, E. A. (2011). Procesos de autorregulación de los programas de Educación Superior. El caso de la Universidad de Occidente, Unidad Culiacan. [Tesis de maestría, Universidad de Occidente].
De Marecos, L. M. D. (2021). Procesos de autoevaluación y autorregulación de carreras de la Universidad Nacional de Pilar. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(5), 8375-8394. https://www.ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/924
Domich, M. A. A., & Giraldo, M. D. S. R. (2022). La Cultura de la Transformación en la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Revista Peruana de Educación, 4(7), 23-38. https://doi.org/10.33996/repe.v4i7.836
Fanning, A. L., O’Neill, D. W., Hickel, J., & Roux, N. (2022). The social shortfall and ecological overshoot of nations. Nature Sustainability, 5(1), 26-36. https://doi.org/10.1038/s41893-021-00799-z
Florez-Nisperuza, E. P., & Hoyos-Merlano, A. M. (2020). Una mirada cualitativa sobre la autoevaluación institucional desde la praxis universitaria. Revista Científica, 37(1), 78-89. https://doi.org/10.14483/23448350.13645
Galarza López, J. (2007). Modelo para evaluar la gestión de los procesos de planificación estratégica, conformación y evaluación de los objetivos en las Instituciones de Educación Superior adscritas al Ministerio de Educación Superior. [Tesis de maestría, Universidad de La Habana].
García, A. L. (2018). Atributos diferenciadores de los elementos de un sistema de autoevaluación y autorregulación para una institución de educación superior. [Tesis de grado, Universidad Externado de Colombia]. https://doi.org/10.57998/bdigital.handle.001.813
Gong, C., & Ribiere, V. (2021). Developing a unified definition of digital transformation. Technovation, 102, 102217. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2020.102217
González, L. E. (2005). El impacto del proceso de evaluación y acreditación en las universidades de América Latina. Varios, El proceso de acreditación en el desarrollo de las universidades. Santiago CINDA. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=504373007007
Hanelt, A., Bohnsack, R., Marz, D., & Antunes Marante, C. (2021). A systematic review of the literature on digital transformation: Insights and implications for strategy and organizational change. Journal of Management Studies, 58(5), 1159-1197. https://doi.org/10.1111/joms.12639
Juárez, Á. I. R., Gonzáles, A. K. L., & Concha, I. A. C. (2018). Evaluación institucional a partir de los indicadores del Sistema de Alerta Temprana. Debates en Evaluación y Currículo. Congreso Internacional de educación.
Kells, H. R. (1997). Procesos de autoevaluación: una guía para la autoevaluación en la Educación Superior. Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú. https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/181908
krause Arriagada, A. V., Rodríguez, G. I. G., Katz, S. L., & Morales, S. A. R. (2021). Universitarios con discapacidad: realidades y desafíos en contexto de pandemia de la Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Derechos Humanos. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), 33(2), 496-524. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.344
Lamarra, N. F., Aiello, M., & Grandoli, M. E. (2013). ¿Evaluación para la mejora? La evaluación institucional en las Universidades Argentinas. Estudios de Política y Administración de la Educación, 26, 27-46. https://acortar.link/QEziy9
Li, R., Wang, Q., Liu, Y., & Jiang, R. (2021). Per-capita carbon emissions in 147 countries: the effect of economic, energy, social, and trade structural changes. Sustainable Production and Consumption, 27, 1149-1164. https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.02.031
López Abreu, O. L., García Muñoz, J.J., Batte Monter, I., & Cobas Vilches, M. E. (2015). La mejora continua: objetivo determinante para alcanzar la excelencia en instituciones de educación superior. Revista Educación Médica del Centro, 7(4), 196-215. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=61263
López-Leyva, S. (2020). Fortalezas y debilidades de la educación superior en América Latina para la competitividad global. Formación universitaria, 13(5), 165-176. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062020000500165
Luna-Nemecio, J., Tobón, S., & Juárez-Hernández, L. G. (2020). Sustainability-based on socioformation and complex thought or sustainable social development. Resources, Environment and Sustainability, 2, 100007. https://doi.org/10.1016/j.resenv.2020.100007
Mato, D. (2020). Racismo, derechos humanos, y educación superior en América Latina. Revista Diálogo Educacional, 20(65), 630-652. https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds06
Miranda, E. M. (2021). Aportes para pensar los futuros de la educación en contextos complejos. Una aproximación desde América Latina y el Caribe. Revista Lusófona de Educação, 52(52). https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle52.11
Municio, P. (2004). La construcción de programas educativos de calidad. Revista Complutense de Educación, 15(2), 485-508. https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0404220485A
Naciones Unidas (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe (LC/G.2681-P/Rev.3), Santiago.
Narvaez Rojas, C., Alomia Peñafiel, G. A., Loaiza Buitrago, D. F., & Tavera Romero, C. A. (2021). Society 5.0: A Japanese concept for a superintelligent society. Sustainability, 13(12), 6567. https://doi.org/10.3390/su13126567
Noa Guerra, E., Gascón González, E., & Rodríguez Torres, E. (2024). Creación de capacidades de gestión para el desarrollo del turismo rural: un enfoque desde la colaboración Universidad-Empresa. SUMA DE NEGOCIOS, 15(32), 8-16. https://doi.org/10.14349/sumneg/2024.V15.N32.A2
Orozco Orozco, O. B. (2001). Las instituciones de educación superior: de la evaluación externa a la autorregulación. Revista Escuela de Administración de Negocios, (42-43), 61–72. https://journal.universidadean.edu.co/index.php/Revista/article/view/162
Pabón Fernández, N. (1996). Autoevaluación institucional en la perspectiva de la Autorregulación: fundamento para la autonomía universitaria. Pedagogía y Saberes, (8), 57.54. https://doi.org/10.17227/01212494.8pys37.54
Pozo, S., Márquez, J., & Molina, S. (2017). Claves para la integración de los sistemas de evaluación y acreditación de la educación superior y el control interno. Revista Cubana de Contabilidad y Finanzas. COFIN HABANA. 11(1), 72-83 http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2073-60612017000100006&script=sci_arttext
Ramírez Villavicencio, J., Arroyo Pérez, C., Cuba Sancho, J., Gutiérrez Ilave, M., & Meneses Tutaya, N. (2007). Guía 2007 Autoevaluación y acreditación pregrado y postgrado. Universidad Nacional de San Marcos. Hecho en el depósito legal en la Biblioteca Nacional del Perú.
Ramírez-March, Á., & Montenegro, M. (2023). On narrativity, knowledge production, and social change: a diffractive encounter between the Narrative Productions methodology and Participatory Action-Research. Qualitative Research in Psychology, 20(4), 579-590. https://doi.org/10.1080/14780887.2021.1994678
Ríos-Cabrera, P., & Ruiz-Bolívar, C. (2020). La innovación educativa en América Latina: lineamientos para la formulación de políticas públicas. Revista Innovaciones Educativas, 22(32), 199-212. http://dx.doi.org/10.22458/ie.v22i32.2828
Rodríguez Casallas, D. F., Páez Moreno, Ángel E., Román Acosta, D., & Rodríguez Torres, E. (2024). Participación ciudadana, gobernanza democrática y derecho al desarrollo: una revisión sistemática. Telos: Revista De Estudios Interdisciplinarios En Ciencias Sociales, 26(1), 198-214. www.doi.org/10.36390/telos261.13
Rojas, A. (2020). Desafíos en calidad y cobertura de la educación pública de honduras 2014-2018. Economía y Administración (E&A), 11(2), 9-24. https://camjol.info/index.php/EyA/article/view/10517
Rojas-Díaz, J. S., & Yepes-Londoño, J. J. (2022). Panorama de riesgos por el uso de la tecnología en América Latina. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, 14(26). http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2145-77782022000100300&script=sci_arttext
Sangoluisa Caiza, R. (2021). La educación para personas de escasos recursos y grupos vulnerables. Una mirada desde el Ecuador. Conrado, 17(82), 86-95. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1990-86442021000500086&script=sci_arttext&tlng=pt
Shrivastava, P., Smith, M. S., O’Brien, K., & Zsolnai, L. (2020). Transforming sustainability science to generate positive social and environmental change globally. One Earth, 2(4), 329-340. https://doi.org/10.1016/j.oneear.2020.04.010
Trigo, E. J., & Elverdin, P. (2020). Los Sistemas de Investigación y Transferencia de Tecnología Agropecuaria de América Latina y el Caribe en el marco de los nuevos Escenarios de Ciencia y Tecnología. Revista Compromiso Social, (3), 116-127. https://camjol.info/index.php/recoso/article/download/13437/15561
Turnhout, E., Metze, T., Wyborn, C., Klenk, N., & Louder, E. (2020). The politics of co-production: participation, power, and transformation. Current Opinion in Environmental Sustainability, 42, 15-21. https://doi.org/10.1016/j.cosust.2019.11.009
UNESCO - IESALC (2018). Declaración Final. III Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina y el Caribe. https://www.iesalc.unesco.org/2019/02/20/declaracion-final-de-la-iii-conferencia-regional-de-educacion-superior-en-america-latina-y-el-caribe-cres-2018/
UNESCO - IESALC (2018). Plan de Acción 2018-2028. III Conferencia Regional de Educación Superior sobre América Latina y el Caribe. https://www.iesalc.unesco.org/2019/02/22/plan-de-accion-cres-2018-2028/
UNESCO. (2009). Conferencia mundial de educación superior 2009: la nueva dinámica de la educación superior y la búsqueda del cambio social y el desarrollo. http://www.intec.edu.do/pdf/Comunicado%20CMES%202009.pdf
Valdés, M., Nazco, A., & Remedios, M. (2015). El proceso de autoevaluación en las instituciones universitarias pedagógicas: Una estrategia para su mejora. Gaceta Médica Espirituana, 17(2), 39-49. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1608-89212015000200005&script=sci_arttext
Valdiviezo-Loayza, M. A., & Rivera-Muñoz, J. L. (2022). La inteligencia emocional en la educación, una revisión sistemática en América Latina y el Caribe. Revista peruana de investigación e innovación educativa, 1(5), e22931. https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/repiie/article/download/22931/18349/81872
Van Veldhoven, Z., & Vanthienen, J. (2022). Digital transformation as an interaction-driven perspective between business, society, and technology. Electronic Markets, 32(2), 629-644. https://doi.org/10.1007/s12525-021-00464-5
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estrategia y Gestión Universitaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.