A gestão do movimento esportivo: estado atual na Universidade de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14991219Palavras-chave:
movimento esportivo, gestão, universidadeResumo
Introdução: o esporte universitário desempenha um papel essencial no desenvolvimento integral dos estudantes, pois promove a atividade física, o trabalho em equipe e valores como o esforço e o crescimento pessoal. Por isso, sua gestão constitui um subprocesso-chave dentro da extensão universitária. Objetivo: apresentar o diagnóstico do processo de gestão do movimento esportivo na Universidade de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”. Método: foi utilizada uma abordagem qualitativa que combinou métodos teóricos, como a análise histórico-lógica e a modelagem, com métodos empíricos, incluindo entrevistas, questionários e análise de documentos. Resultados: o diagnóstico identificou regularidades que evidenciaram as limitações atuais na gestão do movimento esportivo. Esses achados confirmaram a necessidade de transformar o processo para torná-lo mais sistêmico, eficiente e de maior qualidade. Conclusão: a análise destaca a importância de considerar a gestão do movimento esportivo como um componente estratégico para fortalecer a formação integral dos estudantes universitários. Isso implica não apenas abordar as limitações identificadas, mas também fomentar uma visão integradora que articule melhor os recursos humanos, materiais e institucionais para alcançar um impacto sustentável ao longo do tempo.
Downloads
Referências
Aggarwal, D. (2023). Integration of innovative technological developments and AI with education for an adaptive learning pedagogy. China Petroleum Processing and Petrochemical Technology, 23(2).https://zgsyjgysyhgjs.cn/index.php/reric/article/pdf/02-709.pdf
Alvarez Bencomo, O., Breijo Worosz, T., & González Fernández-Larrea, M. (2020). Premisas en torno a la gestión de la extensión universitaria desde el departamento docente. Mendive. Revista De Educación, 18(2), 379–393. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1928
Angosto Sánchez, S. (2023). Propuesta de investigación sobre la formación del voluntariado deportivo universitario. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 12, 12. https://doi.org/10.6018/sportk.493211
Avila, M. A., Donato, F. S., Rosa, C. D., & Muñoz Vazquez, J. (2021). El modelo de gestión deportiva de la provincia de Barcelona desde la óptica de los gestores deportivos municipales. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, 10(1), 1-28. https://doi.org/10.5585/podium.v10i1.15915
Barlow, M. (2021). Funding challenges and opportunities for university sports programs. Journal of Higher Education Policy and Management, 43(3), 322-336. https://doi.org/10.1080/1360080X.2021.1904757
Borges Machín, A. Y., & González Bravo, Y. L. (2022). Educación comunitaria para un envejecimiento activo: experiencia en construcción desde el autodesarrollo. Región Científica, 1(1), 202212. https://doi.org/10.58763/rc202213
Borrero Echeverry, M. J., & Gómez, M. (2021). Análisis de la gestión del deporte universitario en tiempos de pandemia: Un enfoque desde la planificación estratégica. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 17(63), 15−29. https://doi.org/10.5232/ricyd.2021.06302
Calvet, J. A. i. (2015). Les subvencions de l’administració local en matèria d’esport a Catalunya. Apunts Educació Física i Esports, 120, 58–66. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.cat.(2015/2).120.08
Cardona, L. M., & Cardona, S. (2021). Tendencias y retos en la gestión de organizaciones deportivas: Perspectivas en Colombia. Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 10(1), 59-66. https://revistas.um.es/sportk/article/view/383361
Corrales González, Y., & Rovira Álvarez, A. (2022). Fundamentos del proceso de gestión del movimiento deportivo en la Universidad de Pinar del Río. Estrategia para su implementación. En Pedagogía, Didáctica y Práctica Social, Colección tecnología (pp. 96-101). ETECAM Editorial Tecnocientífica Americana.
D'Arcy, L., & McCarthy, P. (2020). Strategic planning in college sports: Implications for management. Journal of Sport Management, 34(2), 143-156. https://doi.org/10.1123/jsm.2019-0070
Espronceda Pérez, J. C., Acosta Ruiz, Álvaro A., & Remedio Frometa, S. (2024). Sistema de información para los proyectos deportivos de la Universidad de las Ciencias Informáticas. Revista Salud Y Desarrollo, 8(1), e613. https://doi.org/10.55717/LYHS2356
González Aportela, O., Batista Mainegra, A., & González Fernández-Larrea, M. (2020). Sistema de gestión de la calidad del proceso de extensión universitaria en la Universidad de La Habana. Calidad en la Educación Superior, 11(2), 105-134. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8006123
González Aportela, O., Batista Mainegra, A., Rial Blanco, R. M., & Imbert Mayola, J. C. (2021). Proyecto extensionista de protagonismo estudiantil en el movimiento cultural universitario. Revista Universidad y Sociedad, 13(2), 204-216. http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v13n2/2218-3620-rus-13-02-204.pdf
Gutiérrez Caiza, V. J., & Granda Vidal, M. C. (2025). Gestión educativa y liderazgo. Estrategias de comunicación para el rendimiento escolar basado en enfoque de género y en Ecuador. Región Científica, 4(1), 2025367. https://doi.org/10.58763/rc2025367
Lovelock, B., Walters, T., Jellum, C., & Thompson-Carr, A. (2016). The participation of children, adolescents, and young adults in nature-based recreation. Leisure Sciences, 38(5), 441–460. https://doi.org/10.1080/01490400.2016.1151388
Montoya Acosta, L. A., Parra Castellanos, M. D. R., Lescay Arias, M., Cabello Alcivar, O. A., & Coloma Ronquillo, G. M. (2019). Teorías pedagógicas que sustentan el aprendizaje con el uso de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Revista información científica, 98(2), 241-255. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1028-99332019000200241&script=sci_arttext
Moreno, M. D. (2001). Gestión de la calidad y diseño de organizaciones. Prentice Hall.
Orts Delgado, F. (2021). Planificación municipal de actividades deportivas. ¿Hacia dónde camina la gestión del deporte local? Actividad Física y Deporte: Ciencia y Profesión, 35, e2659-8930. https://colefcafecv.com/wp-content/uploads/Art_2.pdf
Pulido Díaz, A., Pérez Viñas, V., & Bravo Salvador, M. (2023). Una aproximación a la gestión de los procesos universitarios: Sus dimensiones. Mendive. Revista de Educación, 25(1). https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3012
Quishpe Veloz, K. A., Chisag Llumiquinga, C. I., & Talavera Iza, E. R. (2024). La transformación digital en el deporte: El impacto de las TICs en la mejora del rendimiento deportivo y la experiencia del usuario: Digital transformation in sport: The Impact of ICTs on improving sports performance and user experience. LATAM Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales Y Humanidades, 5(4), 1145 – 1154. https://doi.org/10.56712/latam.v5i4.2321
Rosa, C. D., Larson, L. R., Cloutier, S., & Profice, C. C. (2020). Gender Differences in Connection to Nature, Outdoor Preferences, and Nature-Based Recreation Among College Students in Brazil and the United States. Leisure Sciences, 1–21. https://doi.org/10.1080/01490400.2020.1800538
Rovira Álvarez, Y., Vento Ruizcalderón, M., Álvarez Bencomo, O., & Rojas Valdés, A. (2024). Sistematização sobre a extensão universitária como processo de formação. Conrado, 20(99), 118-130. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S199086442024000400118&lng=es&tlng=pt
Sanabria Navarro, J. R., Niebles Núñez, W. A., & Silveira Pérez, Y. (2024). Análisis bibliométrico de la inteligencia artificial en el deporte. Retos: Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 54, 312-319. ISSN-e 1988-2041, ISSN 1579-1726. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9349028
Tontodonati, M., & Groot, G. (2021). Managing university sport: The role of higher education institutions in promoting fitness and well-being. International Journal of Sport Policy and Politics, 13(1), 1-16. https://doi.org/10.1080/19406940.2020.1860301
UNESCO. (2011). Manual de gestión para directores de instituciones educativas. UNESCO-Perú: Ministerio de Educación. http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Lima/pdf/MANUALDEGESTION.pdf
Vélez Jiménez, T., & Balderas Gutiérrez, I. (2025). Tareas y responsabilidades de profesores de posgrado de universidades pública y privada. Región Científica, 4(1), 2025389. https://doi.org/10.58763/rc2025389
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estrategia y Gestión Universitaria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.